fbpx

Sistema CNDL

Notícias

Governo de Minas promove formação técnica gratuita para conectar estudantes e empresas

O projeto TRILHAS DE FUTURO, que disponibiliza 40 mil vagas para cursos técnicos, divididas em mais de 50 áreas.

27 de agosto de 2021

O mercado de trabalho como conhecemos está com os dias contados. A pandemia lançou sobre a iniciativa privada o desafio de digitalizar seus processos e preparar suas equipes para as profissões do futuro.

A tecnologia está automatizando funções, extinguindo trabalhos, criando cargos e demandando habilidades tecnológicas, cognitivas, sociais e técnicas muito específicas, aprendidas em curtíssimo prazo.

As empresas precisam tanto desses profissionais que investem cada vez mais em capacitações e treinamentos direcionados para o seu segmento e, frequentemente priorizam currículos com formação técnica comprovada a formações superiores, por sua natureza mais flexível, rápida e direcionada para as demandas do mercado.

Embora existam 14, 8 milhões de brasileiros desempregados no país, milhares de vagas estão abertas e não foram preenchidas pela ausência dos requisitos necessários.

Infelizmente essa modalidade de formação ainda é pouco incentivada pelo Estado. Enquanto apenas 8% dos estudantes brasileiros do ensino médio estão matriculados em cursos técnicos, no Reino Unido, esse número decola para 63%, na Alemanha, 50%, e em nações como Áustria e Finlândia, mais de 70%.

Para promover a formação técnica e fomentar a empregabilidade, o Governo de Minas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), lançou o projeto TRILHAS DE FUTURO, que disponibiliza 40 mil vagas para cursos técnicos, divididas em mais de 50 áreas.

“Muitas empresas necessitam de determinados profissionais e não conseguem encontrá-los porque eles não estão disponíveis no mercado. As empresas deixam de desenvolver determinados projetos, até mesmo de fazer investimentos por esta falta de profissionais” afirmou o governador Romeu Zema, durante o lançamento do projeto.

Podem participar da ação, estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio e também jovens que já concluíram o ensino médio. Além da formação gratuita, o estudante receberá vale-transporte e alimentação fornecidos pela SEE/MG

Em Uberlândia, há vagas para disciplinas como: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Qualidade, Técnico em Sistemas de Energia Renovável, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Estética, Técnico em Produção de Moda, Técnico em Eletrônica e Técnico em Segurança do Trabalho.

As inscrições vão até o dia 30 de agosto. Garanta sua vaga AQUI.

Compartilhe