Sistema CNDL

Nossa História

Nossa história começa em 1977, com a criação do “Clube de Diretores Lojistas de Uberlândia”, pelo primeiro presidente da entidade, o Sr. Orlando Pinto Guimarães.

Instalado nas dependências do Senac e com apenas 18 associados, o clube acompanhava o movimento varejista que se expandia por todo país, através da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Na época, a cidade não possuía uma estrutura de crediário sólida, nem condições para aportar empresas financeiras que pudessem alavancar o comércio.

Para suprir essa carência, a CDL trouxe para a cidade, o Serviço de Proteção ao Crédito, denominado naquele tempo como Credicerto.

O sistema centralizava em arquivos, várias informações acerca dos consumidores, com a finalidade de saber se eles conseguiriam cumprir com compromissos financeiros. Uma novidade que posteriormente, dinamizaria as aprovações do crediário e reduziria os riscos de operações.

Em 1989, a atual sede da CDL foi inaugurada para receber mais associados e ofertar novos serviços.

Em 1989, a atual sede da CDL foi inaugurada para receber mais associados e ofertar novos serviços.

Além de contribuir com a expansão dos negócios locais, a primeira Câmara de Dirigentes Lojistas do Triângulo Mineiro, assumiu uma participação mais ativa no desenvolvimento de políticas públicas, em defesa da classe empresarial, da atração de novos negócios e da qualidade de vida do município.

Hoje a CDL Uberlândia está entre as cinco maiores entidades do sistema CNDL. A posição de destaque é fruto de um trabalho estratégico, focado na otimização de negócios, através de soluções em gestão operacional, financeira e de pessoas, segurança de negócios, captação de novos clientes, educação corporativa e muito mais.

Para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico de Uberlândia, a entidade instituiu em 1991, a Fundação CDL, uma organização socialmente responsável, que oferece ao associado e à comunidade, desenvolvimento empresarial, oportunidade de trabalho e educação corporativa, a fim de promover empregabilidade e competitividade empresarial para jovens e adultos da cidade.

A CDL também reconhece anualmente negócios socialmente responsáveis, através do Selo Empresa Cidadã, uma parceria com a Fundação CDL, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Uberlândia.

SOBRE A CNDL

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL, da qual a CDL faz parte, foi criada em 1955 para congregar a maior rede representativa do varejo brasileiro.

A partir do boom populacional pós-Segunda Guerra, as atividades comerciais deram um salto expressivo e uma nova classe começou a se organizar para ocupar a ausência de representação, já que as entidades tradicionais da época, eram voltadas para produtores, exportadores e empresários de grande porte.

A forte movimentação de lojistas e profissionais liberais desencadeou os primeiros Clubes de Dirigentes Lojistas, entre 1954 e 1955. A partir daí, surgem as primeiras CDL’s.

nau-fenícia

Com o tempo, as novas entidades prosperaram e decidiram expandir o associativismo em nível nacional, inaugurando a primeira organização nacional do setor, que anos depois, viria a ser a principal entidade do varejo no país, com 27 Unidades Federativas, 500 mil empresas associadas, 1,4 milhão de pontos de vendas e 2.000 Câmaras de Dirigentes Lojistas, que se apoiam na infraestrutura operacional do maior banco de Dados da América Latina, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Atrás de cada balcão, de cada CNPJ e de cada carteira assinada existe uma história escrita com suor e trabalho. Essa não é apenas a história de uma entidade, mas de um movimento que cresce a cada dia, a partir de um propósito comum: gerar renda, investimentos, postos de trabalho e equilíbrio social.