A pandemia traçou um caminho sem volta para a logística e o varejo.
Com o fechamento do comércio físico e o isolamento social, o comércio eletrônico cresceu mais de 32% em relação ao ano passado, segundo a última edição do relatório Neotrust, divulgado pela empresa de inteligência de mercado Compre&Confie.
De fato, a Covid-19 disseminou um novo comportamento mundial: consumidores mais ansiosos e com menos dinheiro para gastar, varejistas migrando abruptamente para o digital e entregas extremamente rápidas.
Nesse novo cenário, várias transformações logísticas foram impulsionadas, impactando definitivamente as nossas relações comerciais.
Novos centros de distribuição
A regionalização da cadeia de suprimentos é uma forte tendência para minimizar os riscos da dependência de fornecedores exclusivos nesse momento. Novos centros de distribuição, pequenos armazéns ou pontos de estocagem dentro das lojas físicas, estão surgindo para agilizar o processo de entrega.
Grandes redes varejistas, como o Magazine Luíza, já possuem centenas de lojas adaptadas para envio de comércio eletrônico.
A vez do Fulfillment
Para reduzir custos com mão de obra e estrutura física, novos negócios especializados no serviço de Fulfillment ganham fôlego no país. A solução terceiriza todo o processo de logística, como: recepção de pedidos, armazenamento e controle de estoque, distribuição e logística, rastreamento do pedido, relacionamento com os clientes, logística reversa e até análise de feedbacks.
A hora dos fornecedores locais
A procura por empresas que entregam em casa aumentou exponencialmente. Os entregadores locais se tornaram imprescindíveis durante o isolamento social, bem como as empresas especializadas no transporte Last Mile ou última milha de entrega, que se refere a etapa final, do centro de distribuição até a casa do consumidor.
Digitalização da logística
As plataformas de entregas estão conectando entregadores e transportadoras de todo o Brasil com novas funcionalidades, que vão desde a montagem de rotas otimizadas, para reduzir custos logísticos, até a substituição de assinaturas pela confirmação da entrega por comando de voz.
Novidade nos Correios
Além da nova onda de empresas privadas, os Correios também implementaram outras soluções ao seu portfolio, como a coleta de encomendas em casa e o programa AproxiMe, com serviços de entregas via SEDEX, PAC, mini envios, logística reversa e gestão de armazéns para pequenos e médios empreendedores.
Aceleradas por um ambiente de incertezas, essas mudanças já são irreversíveis. Se o processo de logística do seu negócio não está focado em agilidade e atendimento, talvez a sua sobrevivência esteja em risco.