Nos dias 17 e 18 de setembro, membros da diretoria da CDL Uberlândia estiveram em Brasília para o maior evento já realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas com a missão de consolidar a força do varejo brasileiro.
O IV Fórum Nacional do Comércio reuniu mais de 900 convidados com o objetivo de fomentar a discussão sobre a economia brasileira e submeter ao poder público, propostas que redirecionem a política econômica para assegurar maior competitividade às empresas dos setores de Comércio e Serviços.
“A força do setor que movimenta o Brasil”, foi o tema dessa edição, discutido por todas as 5 regiões do país com o objetivo de trocar informações e experiências para melhorar a articulação institucional e revigorar o setor em todos os cantos do Brasil.
Esta edição contou com a presença das maiores lideranças do varejo e de grandes autoridades nacionais, como o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, o presidente da Frente do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, Efraim Filho, o senador Jorginho Mello, o Deputado e presidente da Comissão de Constituição de Justiça, Felipe Franceschini, o secretário de Produtividade e Competitividade no Varejo, Carlos da Costa, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, o diretor de registro empresarial da Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, André Ramos e o economista do Banco do Brasil, Ronaldo Távora.
Falando para um setor que movimenta mais de R$ 340 bilhões, Paulo Guedes garantiu que o Brasil avançou muito em 2019. “Conseguimos aprovar a Reforma da Previdência, a MP da Liberdade Econômica, avançamos nas privatizações, fechamos acordos com o Mercosul e a União Europeia”, enumerou. “As mudanças estão acontecendo, e temos certeza que os resultados virão já no próximo ano”, disse.
O chefe da Economia aproveitou para apontar quais são as metas futuras do governo. “Estamos trocando o eixo. Queremos que motor da economia passe a ser o setor privado. Para isso, temos que reduzir os juros, os impostos, o endividamento, privatizar e atrair investimentos externos”.
Também estiveram presentes, especialistas em inovação mercadológica, que compartilharam importantes informações sobre o ecossistema das startups e o futuro do varejo.
O grande homenageado dessa edição, agraciado com o prêmio Mérito Lojista Nacional foi o ministro da Justiça Sergio Moro, que recebeu a honraria com grande alegria. “Esse é um dos setores mais importantes da nossa economia, o que mais emprega. Esse prêmio é motivo de muito orgulho”, disse.
A CDL Uberlândia foi representada por seu presidente, Cícero Heraldo Oliveira Novaes, o 1º vice-presidente, Roberto Moraes Resende e o vice-presidente administrativo, Humberto Gláucio Jardim.
“As mudanças em andamento na área econômica, envolvendo a reforma tributária, as medidas para a desburocratização das empresas e exigências públicas, as possibilidades de medidas provisórias que enxuguem os encargos trabalhistas e previdenciários, a desunificarão sindical do Estado com mudança da lei, relatado pelas autoridades presentes, nos dá com clareza os rumos positivos que estão sendo implementados pelo governo Bolsonaro. Estas e outras ações, com certeza, vão dar um impulso na criação de empresas, de empregos, que produzirão renda e consequente círculo virtuoso na economia. Se o que ouvi for colocado em prática com a celeridade como falaram, teremos um panorama de crescimento como não víamos a 50 anos”, enfatizou o presidente Cícero.