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6 hábitos dos líderes de sucesso

Se antes, os profissionais que alcançam essa posição eram promovidos por aptidões individuais, hoje eles são selecionados pela capacidade de desenvolver competências coletivas.

5 de janeiro de 2023

Líderes executam um papel basilar dentro do contexto organizacional, que é conduzir equipes aos melhores resultados.

A imagem de chefão de outrora foi descontruída e hoje está totalmente alinhada com o propósito de inspirar, motivar e influenciar mudanças positivas dentro do negócio, não pela imposição, mas pela atitude!

Se antes, os profissionais que alcançam essa posição eram promovidos por aptidões individuais, hoje eles são selecionados pela capacidade de desenvolver competências coletivas.

Selecionamos a seguir 6 hábitos empregados por lideranças de alta performance para atingir resultados extraordinários.

  1. COMPARTILHAR A AUTORIDADE

Como dito anteriormente, a liderança que se impõe pela autoridade, gera insegurança e impossibilita uma relação mais humana com os colaboradores. Por outro lado, quando o gestor fomenta um ambiente de confiança e pertencimento, ele encoraja o senso de responsabilidade e os resultados são notórios.

  1. SABER DELEGAR

Um bom líder reconhece a necessidade de delegar tarefas, pois além de otimizar tempo para ser mais estratégico, ele demonstra que confia na capacidade dos liderados. Colaboradores empoderados são mais produtivos!

  1. DESENVOLVER TALENTOS

A chave para uma liderança de sucesso não consiste em reter o conhecimento e se tornar indispensável, mas mostrar que sua gestão é capaz de impulsionar um crescimento coletivo. Nesse sentido, compete ao gestor identificar o que a equipe precisa aprender, quais falhas estão impedido esse avanço e quais ações ele precisa realizar para preparar líderes em potencial.

  1. COMUNICAR COM CLAREZA

A falta de comunicação dentro da empresa é uma das principais responsáveis pelo baixo desempenho e pela insatisfação do time.

Nesse contexto, cabe à liderança alimentar sua equipe com informações claras, realizar feedbacks frequentes e certificar-se de que a troca de informações internas está sendo eficiente.

  1. SABER OUVIR

Grandes líderes são ouvintes ativos, pois entendem que só conseguirão viabilizar mudanças se prestarem atenção nas opiniões diversas. Além disso, ao se colocar disponível para ouvir, o gestor passa a clara mensagem de empatia e respeito, essencial para que cada membro da equipe se sinta reconhecido dentro de sua individualidade.

  1. ESTAR EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

A qualificação da liderança reflete diretamente na competitividade do negócio, afinal líderes só estarão aptos para capacitar pessoas se souberem como fazer.

O que se espera desse perfil é que ele esteja por dentro das tendências do segmento, se familiarize com as inovações que impactam o negócio, participe de eventos, faça networking e aprimore suas competências SEMPRE.

Esses são apenas alguns dos hábitos que norteiam uma carreira executiva de sucesso. O mais importante é que o gestor esteja aberto para aprender e aprimorar suas competências e habilidades. A Fundação CDL realiza de 06 a 08 de fevereiro, o curso FLOW – SKILLS PARA LIDERAR.

Se você entende a importância de se engajar cada vez mais com a equipe, os princípios e as metas da empresa, não perca essa oportunidade.

A coach e mentora especialista em gestão de carreira e empregabilidade; consultora de desenvolvimento humano e organizacional e especialista em gestão estratégica de pessoas, Karla Zardini, é a nossa palestrante convidada para essa imersão sobre o papel do líder e seu impacto na cultura da organização. Garanta sua inscrição aqui.

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