fbpx

Sistema CNDL

Notícias

36% dos trabalhadores usarão o 13º salário nas compras de presentes de Natal

De acordo com a pesquisa, 17% dos consumidores vão usar o dinheiro para pagar dívidas em atraso.

25 de novembro de 2022

Novembro é o mês em que os trabalhadores recebem a primeira parcela do 13º salário.  O período é aguardado com expectativa pelos consumidores e traz alívio para o bolso do brasileiro. Trata-se de um dinheiro extra que pode ajudar tanto no pagamento de dívidas, quanto nas comemorações de Natal e Réveillon.

Uma pesquisa feita em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas, mostra que neste ano os trabalhadores que têm direito ao valor pretendem comprar presentes de Natal (36%), economizar e investir (29%), gastar nas comemorações de Natal ou Ano Novo (22%) e comprar produtos que tinham vontade (21%).

O décimo terceiro salário também é visto pelos consumidores como uma oportunidade para organizar a vida financeira. De acordo com a pesquisa, 17% vão usar o dinheiro para pagar dívidas em atraso.

Na avaliação do presidente da CNDL, José César da Costa, antes de decidir o que fazer com o dinheiro do décimo terceiro salário, o ideal é que o consumidor faça uma análise de sua situação financeira e estabeleça prioridades.

“É importante o trabalhador ficar atento aos gastos e priorizar o pagamento de dívidas. O país vive um momento de alta inadimplência e a entrada do 13º salário é a oportunidade de colocar as contas em dia e fechar o ano com o orçamento organizado”, afirma Costa.

O presidente da CNDL alerta que é importante considerar os gastos que costumam aparecer no começo do ano, como o IPTU, as matrículas escolares e o IPVA, por exemplo.

“Além do pagamento de dívidas, é o momento do trabalhador se organizar para os gastos extras. O início do ano é sempre o momento de pagamento de impostos e de taxas, como matrícula, e também compra de material escolar, por exemplo. Uma reserva extra deve ser organizada para não ser pego de surpresa e já iniciar o ano endividado”, alerta José César da Costa.

O presidente da CDL, Cícero Heraldo Novaes, ressalvou a importância do abono anual para as atividades empresariais. “O 13º salário tem um peso importante para o mercado, sobretudo em função dos grandes desafios que a pandemia impôs sobre a iniciativa privada nos últimos anos. Este recurso adicional dá maior poder de consumo para o trabalhador, injeta uma grande quantia nas empresas e estimula a contratação de mais funcionários para atender a demanda. Todo esse movimento é muito positivo para a economia”.

Fonte: CNDL

 

Compartilhe