Com a maior adesão, no País, neste tipo de evento já promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Fórum Uberlândia 2100 obteve 223 assinaturas de pessoas interessadas em participar de um conselho multissetorial para planejar a Uberlândia dos próximos 85 anos. O evento foi realizado na terça-feira, dia 28 de abril, no auditório da Universidade Algar de Negócios (Unialgar).
Inspirado em um modelo aplicado em Maringá (PR), que desde a década de 90 possui um comitê composto, essencialmente, por integrantes da sociedade civil organizada para definir metas de longo prazo para o município paranaense, o evento de cidades futuras do CBIC já passou por cidades de cinco Estados brasileiros. Foi realizado em Joinville (SC), Goiânia (GO), Cascavel (PR), Porto Velho (RO) e São Gonçalo (CE).
“Essas 223 adesões em Uberlândia representam o maior número de adesões em todas as cidades onde o projeto já foi feito. Isso significa que a cidade de Uberlândia e o cidadão de Uberlândia estão motivados com o projeto. Tivemos mais de 400 participantes”, disse o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), Panayotes Emmanuel Tsatsakis.
O Fórum Uberlândia 2100 foi organizado pelo Sinduscon regional e teve patrocínio da Algar. O evento também faz parte das comemorações pelos 80 anos do presidente do Conselho de Administração do Grupo Algar, Luiz Alberto Garcia, que serão completados no dia 3 de maio. “Somos uberlandenses e queremos o melhor para a nossa cidade”, disse o empresário.
Presidente do Sinduscon convocará adesistas para elaborar metas
De acordo com um dos responsáveis pela organização do Fórum Uberlândia 2100, realizado nesta terça-feira (28) o presidente do Sinduscon regional, Panayotes Tsatsakis, a próxima etapa do projeto, iniciado neste evento, é convocar, dentro de 30 dias, os adesistas ao plano de elaboração de metas estratégicas para o Município neste intervalo de 85 anos.
“Faremos uma nova reunião com todos os que assinaram como apaixonados por Uberlândia. Precisamos formatar o conselho e preparar a diretoria e membros e programar as reuniões para determinar quais serão os planejamentos para Uberlândia até 2100”, disse Tsatsakis.
Para Gilmar Machado, sociedade civil deve coparticipar
Para o prefeito Gilmar Machado (PT), a sociedade civil organizada é tão corresponsável e coparticipe quanto o poder público municipal na definição de pontos estratégicos de longo prazo para a comunidade local. “Juntos, nós podemos pensar uma cidade melhor”, disse o prefeito, que é favorável a aspectos abordados durante o Fórum Uberlândia 2100, nesta terça-feira (28), como a criação de calçadões em ruas do Centro de Uberlândia e de fazer parcerias público-privadas (PPP) para a exploração do subsolo com estacionamentos.
“Nós faremos, onde hoje é o Dmae, uma grande praça e, no subsolo, um estacionamento para mais de 500 carros. Precisamos integrar aquela área à cidade. A nossa ideia é que, tão logo o Dmae inicie a obra da sede própria, lançaremos o edital da PPP”, disse Gilmar Machado.
Ex-prefeito de Maringá faz palestra de encerramento
O ex-prefeito de Maringá (PR), durante dois mandatos consecutivos, e atual secretário de Planejamento e coordenador-geral do Estado do Paraná, Silvio Barros (PHS), fez a palestra de encerramento do Fórum Uberlândia 2100. Ele abordou a experiência, considerada exitosa, do conselho criado na cidade paranaense, desde meados da década de 90, que serviu de inspiração para Uberlândia.
Mas Barros deixou aberta a possibilidade de serem idealizados novos formatos conforme as realidades locais de cada cidade. “De todos os eventos que fizemos até agora, esse (em Uberlândia) foi o maior. Cidades são como pessoas. Elas têm impressão digital. Tem que se buscar soluções que se adaptem à realidade local”, disse.
Como foi o Fórum Uberlândia 2100
“Essas 223 adesões em Uberlândia representam o maior número de adesões em todas as cidades em que o projeto já foi feito. Isso significa que a cidade de Uberlândia e o cidadão de Uberlândia estão motivados com o projeto”
Panayotes Emmanuel Tsatsakis – Presidente do Sinduscon-TAP
“De todos os eventos que fizemos até agora, esse (em Uberlândia) foi o maior”
Silvio Barros (PHS) – Ex-prefeito de Maringá (PR) e atual secretário de Planejamento e coordenador-geral do Estado do Paraná
Fonte: Correio de Uberlândia