fbpx

Sistema CNDL

Notícias

Seu negócio está preparado para novos meios de pagamento?

12 de fevereiro de 2019

Os pagamentos “invisíveis”, realizados através de smartphones ou dispositivos móveis, já são uma realidade tangível no mercado e exigirão ainda mais atenção do varejo em 2019.

A modalidade corresponde atualmente com 58% dos negócios online no mundo. No Brasil, onde a quantidade de smartphones ativos é maior que o número de habitantes, as aquisições mobile chegam a 37%.

A alta adesão à nova forma de comprar revela uma mudança importante no comportamento do consumidor que não pode ser negligenciada. Essa geração não quer esperar em filas ou depender do horário comercial para fazer compras. Ela busca praticidade!

Empresas precisam oferecer diferentes meios de pagamento, mais simples, rápidos, intuitivos e seguros.

Segundo uma previsão da consultoria Ovum TMT Intelligence, de 2017 até 2021, o número de pessoas que realizam pagamentos móveis passará de 2,77 bilhões para 9,14 bilhões e a quantidade de transações avançará de 11,94 bilhões para 65,69 bilhões. Em termos financeiros, o salto será de 481,37 bilhões de dólares para 2,74 trilhões de dólares.

Enquanto o popular cartão de crédito tende a sumir do mercado, tecnologias que simplificam essa relação já fazem parte do nosso cotidiano. Um bom exemplo é o aplicativo Uber, que recebe o valor da corrida direto do celular, sem intermediários.

Um pouco mais do que vem por aí!

  • E-wallets

A tecnologia funciona como uma “carteira digital”. As plataformas que operam com a inteligência, armazenam e preenchem de forma segura, os dados pessoais e bancários do cliente, agilizando a compra e eliminando a necessidade de dinheiro e cartões. Na China, 50% das compras online já são realizadas a partir desse sistema.

As soluções mais conhecidas hoje são: Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay.

  • Pagamento sem filas

A fusão entre canais físicos e digitais permitirão cada vez mais que o consumidor possa encher o carrinho sem passar por caixas. Os pagamentos serão feitos pelo celular dentro da loja!

  • Integração de estoque

O transtorno de não encontrar na loja física o produto anunciado pode ser sanado com a plataforma digital que integra o estoque e garante ao cliente a facilidade de efetuar a compra do produto indisponível na loja e receber posteriormente em casa. Comodidade para o comprador, oportunidade para as empresas, que podem oferecer uma variedade de produtos sem depender do seu espaço físico.

  • Pagamentos por aproximação

Os pagamentos por aproximação são realizados via QR Code.  Basicamente, os valores são debitados automaticamente da conta do cliente quando o mesmo aproxima o seu smartphone com o dispositivo do vendedor ou estabelecimento para escanear códigos.

Na China, as empresas asiáticas Tencent, desenvolvedora do WeChat, e o Alibaba, responsável pelo Alipay, já estão presentes em praticamente todo o comércio chinês, incluindo feiras livres.

As adesões dessas tecnologias financeiras sinalizam que, muito em breve, o país será o primeiro a não utilizar “dinheiro vivo”. A partir desses aplicativos é possível comprar, agendar passeios, fazer reservas de bilhetes, pedir Delivery, pagar faturas, aplicar em investimentos e muito mais!

O avanço do mobile pressupõe transformações significativas no varejo. É preciso investir em novas formas de facilitar o ato da compra. O consumidor de hoje é influenciador, tem voz e poder para elevar ou lesar a percepção de uma marca. Ofereça experiências positivas!

Compartilhe