A nona edição do Selo Empresa Cidadã foi lançado na quarta-feira, dia 17 de junho. As inscrições acontecerão de 1º de julho a 15 de agosto. O objetivo da iniciativa, que é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Fundação CDL em parceria com a Câmara Municipal de Uberlândia, é destacar e incentivar ações e projetos sociais, para que empresas e entidades contribuam com a sociedade.
O lançamento contou com a participação dos criadores do projeto Caçadores de Bons Exemplos, Iara e Eduardo. Eles compartilharam algumas histórias de pessoas que conheceram durante a viagem que durou cinco anos e que foram fundamentais para que continuassem com o projeto. O casal, que sem patrocínio e nenhum vínculo religioso ou político, vendeu o apartamento e saiu em uma viagem durante cinco anos (2011/2015) pelo mundo em busca de bons exemplos. Pessoas que fazem a diferença, executando algum projeto social, pessoas que mudam o mundo. O casal já percorreu mais de 225.000 km, catalogaram mais de 1.150 projetos por todos os estados brasileiros.
O evento contou com a participação de integrantes e diretores da Fundação CDL e CDL Uberlândia, do vice-prefeito Paulo Vitiello, dos vereadores Adriano Zago e Isac Cruz, de representantes da vereadora Michele Bretas, e representantes do SEBRAE. Também de integrantes da comissão julgadora do Selo Empresa Cidadã.
Sobre o Selo Empresa Cidadã
O prêmio foi criado a partir de projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal em 1990 e conta com o apoio da Prefeitura de Uberlândia. Em 2013, dos 34 projetos inscritos, 13 foram reconhecidos no Selo Empresa Cidadã e oito instituições no Selo Excelência Cidadã.
A premiação acontece em três categorias: as empresas concorrem ao selo “Empresa Cidadã”; as entidades do terceiro setor ao selo “Excelência Cidadã” e pessoas físicas concorrem ao título “Cidadão Benemérito”.
Para concorrer ao Selo, empresas, ONGs e cidadãos que desenvolvem ações de responsabilidade social e tiverem interesse de participar podem se inscrever gratuitamente pela internet, diretamente no site da CDL. O período de avaliação pela comissão julgadora acontece de 16 de agosto a 15 de outubro. Os vencedores receberão a premiação no dia 17 de novembro.
Os projetos classificados são contemplados com o direito de utilização do Selo Empresa Cidadã, Excelência Cidadã em divulgações e materiais publicitários, entre outros, pelo período de dois anos.