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Same Day Delivery: a corrida pela preferência do consumidor

 A partir de agora, velocidade interfere diretamente na decisão de compra. É por isso que as gigantes do varejo correm contra o tempo para cumprirem metas tão desafiadoras.

1 de julho de 2021

O isolamento social e o aumento da ansiedade durante a pandemia transformaram definitivamente a rotina e as prioridades do consumidor. Ele tem senso de urgência em todas as etapas da compra. Quer um site prático, um sistema de pagamento simples, canais de atendimento sempre disponíveis e entrega em tempo recorde.

A partir de agora, velocidade interfere diretamente na decisão de compra. É por isso que as gigantes do varejo correm contra o tempo para cumprirem metas tão desafiadoras.

O Magazine Luiza já entrega produtos em até 1 hora e sem custo adicional em onze cidades brasileiras. Inicialmente a estratégia é exclusiva para mercadorias de até 6kg, adquiridas pelo site ou aplicativo da marca.

A Americanas também aposta no modelo “ultra fast delivery” e já trabalha com a opção “receba hoje”. Recentemente, a companhia ampliou sua operação de logística para compras internacionais, realizando cinco voos semanais diretos da China para reduzir o tempo de entrega de 21 para 11 dias.

A Via, dona das redes Casas Bahia e Pontofrio, trabalha com a entrega no mesmo dia pelo app ou site para pedidos feitos até às 12h. Outra vantagem é que esses clientes podem fazer a troca ou devolução diretamente na loja.

Embora não possua lojas atuando como minicentros logísticos, o Mercado Livre possui 3 centros de distribuição, uma vasta rede de estabelecimentos para retirada de pedidos e parceria com mais de 70 transportadoras. Hoje 75% das compras feitas na modalidade de entrega do próprio Mercado livre chegam em até dois dias e algumas, em até 24 horas, dependendo da região.

Apesar das plataformas brasileiras possuírem uma estrutura consolidada de última milha, elas têm um adversário forte na disputa.  Com um crescimento de 130% das vendas no Brasil em 2020, a chinesa Aliexpress, conseguiu reduzir o prazo das encomendas internacionais para 7 dias, operando com cinco voos fretados por semana e em processo de implementação do sexto. Ela também investe em Big Data para reunir todas as compras do usuário no marketplace em um único pacote de despacho.

A Amazon, maior loja virtual varejista do mundo, entrega em até 48 horas para 700 cidades brasileiras.

O varejo supermercadista também está atuando nessa frente com entregas em menos de hora, por meio de aplicativos próprios ou através de parcerias com app de delivery, como Rappi ou Ifood.

O mercado já entendeu que não há como evitar essas mudanças. A cada dia, os preços praticados ficam mais próximos e a atenção do público fica mais fragmentada. Quem sai na frente e entrega primeiro, ganha vantagem competitiva. Mais do que nunca, tempo é dinheiro.

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