Aproximadamente 20 empresários que possuem comércio na Avenida Segismundo Pereira reuniram-se, no dia 30 de julho, com o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade, e o secretário de Obras, Fernando Nascimento, em um restaurante no bairro Santa Mônica. Foi apresentado o projeto do corredor de ônibus da Avenida Segismundo Pereira e do terminal de ônibus Novo Mundo, na região Leste da cidade, cujas obras começaram no dia 14 de julho. Serão investidos R$ 22,5 milhões nos dois projetos. A entrega das obras está prevista para o primeiro semestre de 2016.
Durante a reunião, além de debaterem sobre o corredor, os empresários abordaram o problema do escoamento da água no local durante o período chuvoso. De acordo com o secretário de Obras, as benfeitorias não contemplarão a parte pluvial por falta de recursos. A avenida continuará sem local adequado para escoamento da água. Os empresários temem ainda que a água das chuvas acumulada na região inunde o comércio, além de “ilhar” os passageiros nas cabines e da possibilidade da velocidade da água destruir cabines e o asfalto.
O novo corredor de ônibus contará com 11 estações de embarque e desembarque, 1 novo terminal – Novo Mundo, corredor com 6 km de extensão e 19 linhas e 66 veículos. As obras devem impactar aproximadamente 300 empresários, além dos moradores daquela região.
O secretário de Obras pediu para que os empresários façam questionamentos durante a execução, procurando a prefeitura. Ele destacou que apenas uma parte da pista será fechada para realizar as ações no local, à medida que forem feitas as interferências. As equipes utilizarão o estacionamento da avenida como pista de rolagem durante as obras, possibilitando que consumidores e moradores do local possam ter mobilidade, além de evitar que comerciantes sejam prejudicados.
Novos Projetos
Após a reunião foi apresentado o projeto Rede de Comércio Protegido aos empresários do Bairro Santa Mônica. Trata-se de uma ação de solidariedade entre todos os comerciantes, um ajudando o outro, evitando possíveis crimes, através de um aplicativo de celular. Os empresários demonstraram interesse pelo projeto. Em breve será agendada uma nova reunião com o comandante da Companhia de Polícia Militar da região, o tenente-coronel Carlos Sandro de Oliveira Aquino para que eles possam implantá-lo no bairro.
Todos os participantes interessaram-se em fazer parte do projeto “Rede de Comércio Protegido” em função dos resultados alcançados e pela divulgação feita sobre o assunto, além da importante parceria entre a Polícia Militar e os empresários, com total apoio da CDL Uberlândia.