fbpx

Sistema CNDL

Notícias

Representantes da Câmara de Arbitragem Empresarial se encontram com presidente da CDL Uberlândia

20 de julho de 2017

Diretores das duas entidades conversaram sobre o segmento empresarial e arbitragem em litígios

CÂMARA DE ARBITRAGEM

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O presidente da Câmara de Arbitragem Empresarial (Camarb), Augusto Tolentino, e o vice-presidente Marcelo Dias Gonçalves Vilela, estiveram na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia nesta terça-feira (18) para um encontro com o presidente da entidade, Cícero Novaes, a superintendente Lécia Queiroz, o assessor político-institucional Carlos Eduardo Testa e a coordenadora jurídica, Theandra Abi Rached. A reunião abordou o trabalho desenvolvido pela Camarb em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, e o interesse de expandir os negócios para a região do Triângulo Mineiro.

 

Augusto Tolentino explicou como é desenvolvido o trabalho da Camarb, que é uma entidade sem fins lucrativos que atua em arbitragem de litígios empresariais. Fundada há 19 anos, a entidade administrou uma série de procedimentos, com reconhecida experiência e qualidade, estando posicionada atualmente entre as cinco principais Câmaras de Arbitragem do país.

 

Atualmente, conta com mais de 100 árbitros de atuação nacional, para solucionar conflitos empresariais. “Mas a abrangência da entidade ainda é pequena no país. Para se ter uma ideia, hoje existem cerca de 115 milhões de ações judiciais no Brasil, diante de 900 processos arbitrais já realizados, sendo 60 em curso atualmente”, disse o vice-presidente Marcelo Vilela. Por isso a entidade tem a intenção de aumentar os campos de atuação e o reconhecimento do trabalho no país.

 

“Arbitragem é um sistema contratual. As partes alinham tudo em contrato: se vai ter arbitragem, qual a câmara e vários outros quesitos. E é importante para evitar processos na Justiça. Muitas vezes é mais fácil e menos onerosa”, disse Augusto Tolentino.

 

O presidente da CDL Uberlândia, Cícero Novaes, colocou a entidade à disposição para auxiliar a instalação da Camarb no Triângulo Mineiro. Novos contatos devem ser feitos entre os segmentos jurídicos das duas instituições.

 

A CAMARB

 

A Câmara de Arbitragem Empresarial (Camarb) foi fundada em 1998 com o nome de Câmara de Arbitragem de Minas Gerais, estando inicialmente vinculada à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

 

Dois anos depois, contando com o apoio de outras entidades empresariais e acadêmicas – Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (SICEPOT/MG), Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), Pontifícia Universidade Católica da Minas Gerais (PUC/Minas) e Fundação Dom Cabral (FDC), a Camarb tornou-se uma associação, passando a ser uma Câmara com autonomia e independência funcional.

 

A Camarb é, hoje, uma associação com fins não-econômicos, que conta em sua estrutura organizacional com Conselho Deliberativo, Diretoria e Secretaria.

Compartilhe