Uma pesquisa realizada pela CDL Uberlândia revelou que 88% dos consumidores pretendem utilizar o 13º salário para o pagamento de dívidas já contraídas durante o ano. “ Com a situação econômica e financeira que o país vem enfrentando, as pessoas apresentaram maior dificuldade de colocar as contas em dia. Quitar contas atrasadas é uma decisão positiva, ajuda a reduzir o valor pago em juros, o que desonera o orçamento, reabilita o crédito e aumenta a capacidade de consumo. Por outro lado, as empresas, ao receberem de seus clientes inadimplentes, melhoram seu caixa e podem vender novamente eles”, analisa a superintendente da CDL Uberlândia, Lécia Queiroz.
Devido ao desemprego, a consequente queda do poder aquisitivo e ao aumento dos juros praticados durante o ano, a inadimplência é uma realidade em todo o país. No Brasil, dívida a bancos, operadores de cartão de crédito, financeiras e leasing atingem metade (52%) dos brasileiros com “nome negativado” no Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil. De acordo com o birô de crédito, em setembro, 62,6 milhões de pessoas estavam ‘negativadas’ em todo o Brasil.
A inadimplência em Uberlândia aumentou 4,9% de janeiro a outubro de 2018 comparado ao mesmo período de 2017, segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Com a entrada do 13º salário, aumenta a consulta no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
A pesquisa ainda menciona que 12% usarão o 13º salário para comprar presentes de Natal e a maioria (38,1%) pagará em dinheiro. “Boa oportunidade para as empresas lançarem boas promoções para vender ainda mais em função dos recursos extras de 13º salário que serão injetados no comércio”, afirma Lécia.