A qualidade do sistema de ensino brasileiro não pode se negligenciada.
De acordo com a organização independente Transparência Brasil, em pouco mais de uma década, cerca de R$ 1 bilhão foi destinado para a construção de escolas e creches infantis que estão paradas ou nem começaram.
Das 14 mil obras analisadas, apenas 44% foram entregues. 18% foram canceladas e 38% ficaram no papel ou estão paradas.
Essa realidade poderia ser ainda mais extrema sem os esforços do projeto Obra Transparente, uma parceria entre a Transparência Brasil e o Observatório Social do Brasil, que reúne 21 Observatórios Sociais de diferentes regiões para monitorar construções de escolas e creches financiadas com recursos públicos.
A equipe de voluntários realiza um trabalho de controle social ativo, fiscalizando, cobrando e pressionando o governo para retomada das obras.
O Observatório Social de Uberlândia é um desses agentes no exercício da democracia.
Graças à atuação desse espaço apartidário, que implementa diversas atividades técnicas por meio de uma metodologia de monitoramento das contas públicas municipais, foi possível retomar no meio deste ano a construção de uma das escolas infantis da cidade que ficou parada por três anos.
“É um ato de cidadania. As pessoas são obrigadas a pagar esses impostos, mas também têm o direito de fazer a fiscalização desses recursos”, afirmou o presidente do OS de Uberlândia, professor Vladimir Rodrigues de Queiroz.
A prefeitura de Uberlândia se comprometeu a finalizar a creche com dinheiro do município até 2019, já que, segundo ela, o Governo Federal deixou de fazer o repasse quando a obra parou, em 2015. Se depender dos voluntários da organização, não faltará vigilância.
O Observatório Social de Uberlândia foi fundado em 2015 pela associação civil de direito privado sem fins lucrativos G7, formada pelas principais entidades representativas da cidade, entre elas a CDL Uberlândia.
Qualquer cidadão que cumpra os requisitos estatutários pode ser um voluntário.
Endereço: Rua Padre Pio, 700 – Osvaldo Resende, Uberlândia – MG | CEP: 38.400-386
Telefone: 34 3239-1529
Email: uberlandia@osbrasil.org.br / osuberlandia@gmail.com