No último dia 11 de junho, o presidente do Observatório Social de Uberlândia, Vladimir Rodrigues de Queiroz, participou em São Paulo da solenidade de encerramento do projeto Obra Transparente, ocasião em que a organização Transparência Brasil entregou ao representante o certificado do VII Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal (MPF).
A premiação, realizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República, tem como objetivo reconhecer iniciativas quem promovam a justiça e a democracia no país.
Alinhado com esses propósitos, o Observatório Social do Brasil – Uberlândia conquistou o segundo lugar na categoria Responsabilidade Social com a iniciativa “Ampliando a Transparência e a Accountability na Educação”, por meio do projeto Obra Transparente, uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Transparência Brasil em parceria com o Observatório Social do Brasil (OSB).
O projeto, que existe desde 2017, já acompanhou 135 obras e capacitou voluntários de 21 observatórios sociais locais em municípios das regiões sul e sudeste, fortalecendo o controle social de obras públicas por meio de capacitações técnicas, monitoramento de editais, contratos e andamento de obras.
“Em Uberlândia, a proposta inicial era monitorar a construção de 21 escolas da educação infantil financiadas pelo Governo Federal, porém 19 foram canceladas, somente 1 saiu do papel e estamos trabalhando para a construção da última escola relativa ao convênio”, afirmou o presidente Vladimir.
Como forma de pressionar o poder público e incentivar a transparência nesses processos, os resultados foram encaminhados para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Câmara dos Deputados, Senado Federal e imprensa.
Esse reconhecimento representa a valorização do trabalho e do compromisso assumido por nossos voluntários. Que essa corrente de cidadania possa se expandir e concretizar políticas públicas sérias e consistentes para melhorar a qualidade da educação no Brasil.
Sobre o Observatório Social do Brasil – Uberlândia/Observatório de Uberlândia
Atualmente o OSB possui 134 observatórios sociais filiados em 16 estados brasileiros. O Observatório Social de Uberlândia faz parte dessa rede e atua como um espaço apartidário, que promove o exercício da democracia através de diversos trabalhos técnicos, realizados por meio de uma metodologia de monitoramento das contas públicas em nível municipal.
A filial foi fundada em 23 de julho de 2015 pela associação civil de direito privado sem fins lucrativos G7, formada pelas principais entidades representativas da cidade, entre elas a CDL Uberlândia.
O trabalho realizado pela organização de monitoramento dos gastos públicos municipais vai desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, além de outras atividades como: educação fiscal, inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, construção de Indicadores da Gestão Pública, entre outros.
Qualquer cidadão que cumpra os requisitos estatutários é bem-vindo ao Observatório Social de Uberlândia. Entre em contato, seja um voluntário e contribua para melhorar a gestão recursos públicos em nosso município.
Endereço: Rua Padre Pio, 700 – Osvaldo Resende, Uberlândia – MG | CEP: 38.400-386
Telefone: 34 3239-1529
Email: uberlandia@osbrasil.org.br / osuberlandia@gmail.com