Na última sexta-feira, o Observatório Social de Uberlândia assinou um convênio de cooperação com a Contábile, Empresa Júnior do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.
Os alunos atuarão como voluntários e estagiários em projetos de monitoramento dos gastos públicos do Executivo e Legislativo do município de Uberlândia.
Após a assinatura do termo, o Observatório Social do Brasil é responsável pela capacitação e treinamentos dos estudantes, enquanto o Observatório Social de Uberlândia acompanha de perto a execução da parte prática.
Essa parceria consolida uma nova etapa para a organização, que pode abranger sua atuação, enquanto mune alunos com conhecimento prático sobre questões relacionadas às compras públicas, editais, pregões, entre outras demandas da área.
“Essa troca de conhecimentos, experiências e informações técnicas em prol de um propósito justo, solidifica uma mudança de pensamento e de postura dessa geração de profissionais, que utilizam de suas competências para contribuir com o exercício da cidadania”, ressaltou o presidente do Observatório Social do Brasil – Uberlândia, Vladimir Queiroz.
Sobre o Observatório Social de Uberlândia
Atualmente o OSB possui 134 observatórios sociais filiados em 16 estados brasileiros. O Observatório Social de Uberlândia faz parte dessa rede e atua como um espaço apartidário, que promove o exercício da democracia através de diversos trabalhos técnicos, realizados por meio de uma metodologia de monitoramento das contas públicas em nível municipal.
A filial foi fundada em 23 de julho de 2015 pela associação civil de direito privado sem fins lucrativos G7, formada pelas principais entidades representativas da cidade, entre elas a CDL Uberlândia.
O trabalho realizado pela organização de monitoramento dos gastos públicos municipais vai desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, além de outras atividades como: educação fiscal, inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, construção de Indicadores da Gestão Pública, entre outros.
Qualquer cidadão que cumpra os requisitos estatutários é bem-vindo ao Observatório Social de Uberlândia. Entre em contato, seja um voluntário e contribua para melhorar a gestão recursos públicos em nosso município.