Atenção contribuinte! Mais uma modalidade de golpe tem feito vítimas utilizando o nome da Receita Federal. Estelionatários estão enviando notificações postais, informando aos destinatários que existe uma pendência em seus CPFs.
Segundo a falsa carta, para regularizar a situação, é preciso quitar o inexistente Imposto Verificador de Score Concretizado. A armadilha foca principalmente em pessoas interessadas em aumentar a pontuação no Cadastro Positivo.
Para dar maior veracidade à fraude, o documento utiliza a logomarca da Receita Federal e até assinatura de um auditor-fiscal, conforme a imagem abaixo.
É importante ressaltar que o órgão nunca fornece dados bancários para pagamentos por depósito ou transferência. Eventualmente a Receita Federal pode até encaminhar algum tipo de notificação ou cobrança, mas o único meio de arrecadação é realizado via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).
Caso tenha dúvidas ou for uma das vítimas do golpe, compareça a unidade de atendimento da Receita Federal ou envie uma denúncia à Ouvidoria-Geral do Ministério da Economia aqui.