O mercado brasileiro está mais confiante. É o que aponta um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O Indicador de Confiança da Micro e Pequena Empresa atingiu 51,3 pontos em abril, número 35,3% maior que o mesmo mês do ano passado. A pesquisa analisa uma pontuação de 0 a 100 para o nível de confiança dos micro e pequenos empresários. Quanto maior a pontuação, maior é a confiança; quanto mais baixa, maior a desconfiança.
O Indicador de Confiança é formado de acordo com o resultado de dois relatórios: o Indicador de Condições Gerais e o Indicador de Expectativas. O primeiro analisa a percepção dos últimos seis meses. E o segundo faz uma projeção para os próximos seis meses.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia analisa positivamente esse resultado. Afinal, é algo que aponta boas perspectivas para as condições atuais e traça um panorama futuro que define a confiança dos empresários.
Para a superintendente da entidade, Lécia Queiroz, o resultado apontado na pesquisa traz uma mudança de cenário quanto à percepção empresarial em relação ao mercado. “Isso é bom, porque pode influenciar o empresário a realizar novos investimentos e promover ações que contribuem para aumentar as vendas. Além disto, no mês de abril o orçamento do consumidor começa a ser desonerado com os impostos de início de ano, sugerindo a volta às compras. Os números obtidos no estudo trazem uma perspectiva ampla e sinalizam possibilidades positivas para o comércio”, disse.