Facilitar a vida das pessoas. Todas as inovações voltadas para o varejo convergem nesse propósito.
Entregar praticidade em cada etapa da compra é essencial para cativar a preferência de um consumidor, cada vez mais concorrido, conectado e exigente.
Depois da expansão acelerada das vendas em e-commerces e marketplaces, as empresas agora investem em soluções para agilizar o processo de logística com metas desafiadoras. Em vez de dias, as grandes varejistas prometem entregas de produtos em questão de horas.
Outra novidade focada em um nicho específico são os smart lockers ou armários inteligentes, instalados em pontos estratégicos monitorados para consumidores que ficam, na maior parte do tempo, fora de casa ou em condomínios sem portaria.
Após a conclusão da venda, a mercadoria é depositada em um dos terminais escolhido pelo cliente, que recebe uma notificação com o código de acesso para destravar o armário e tem até 48 horas para retirar no horário que preferir.
O objetivo é dar ao cliente autonomia e flexibilidade para resgatar a compra sem aglomerações, filas e dentro do período que lhe convier. Tudo muito rápido, seguro e simples. Já as empresas economizam o tempo e o custo no deslocamento até o endereço do usuário.
Desde o ano passado, os Correios oferecem a solução e seguem ampliando a estratégia. A expectativa da Estatal é que até o fim de 2023, sejam instalados 3 mil lockers em todo o Brasil em locais públicos de fácil acesso.
Em nossa cidade, o Uberlândia Shopping, da rede Aliansce Sonae, já disponibiliza armários localizados na entrada do hipermercado BIG.
A tendência traz boas perspectivas sobretudo para as micro e pequenas empresas, já que os grandes players contam com estruturas próprias para atender o público há um bom tempo.
O novo modelo consolida uma experiência de compra que preza pela praticidade do início ao fim e garante às empresas um fluxo ágil de envio e recebimento de produtos.