Um levantamento realizado pela CDL Uberlândia no mês de abril revela que 85% dos consumidores devem presentear no Dia das Mães.
De acordo com os dados coletados, o ticket médio será de até R$100 (para 53%) e de R$100 a R$300 (para 43%). Apenas 4% dos consumidores devem investir acima de R$300.
A maioria dos entrevistados deve desembolsar a mesma quantia do ano passado (55%), enquanto 23% pretendem gastar menos e 22%, pagarão mais pelo presente.
46% devem comprar apenas 1 presente e 37% surpreenderão até 2 mulheres importantes do seu ciclo de convivência (mãe, esposa, sogra, entre outras).
Os principais itens apontados pela sondagem foram: roupas, calçados e acessórios (45%); flores, cestas e chocolates (17%) e perfumaria e cosméticos (11%).
Sobre os canais de vendas, 65% priorizam a experiência da loja física e 35% preferem a praticidade das compras online.
REFORÇO EXTRA PARA AS EMPRESAS LOCAIS
Além da atratividade da data, que por si só, já aquece o mercado, as empresas associadas a CDL contam com um apoio extra para fechar mais vendas.
Os estabelecimentos participantes da 2ª edição da campanha PRESENTE DA SORTE sortearão mais de R$100 mil em prêmios, incluindo vales-compras instantâneos de até R$500, convites para o Tangará Park Club e um carro 0km.
Para concorrer, basta comprar a partir de R$50 nas lojas autorizadas e cadastrar o número da sorte no aplicativo da CDL UBERLÂNDIA, disponível em iOs e Android.
Para motivar a equipe de vendas e incentivar o atendimento de qualidade, a campanha também reconhecerá os melhores vendedores do ano com vales-compra de até R$1.000, através de uma votação aberta no aplicativo.
Conheça mais sobre essa iniciativa, AQUI.
DIA DAS MÃES DEVE MOVIMENTAR 33 BILHÕES DE REAIS NO VAREJO
Um levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, revela que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período.
A expectativa é de que aproximadamente 128,7 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 33,2 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.
As principais presenteadas serão as mães (78%), a esposa (18%) e a sogra (16%).
O levantamento aponta que 23% dos consumidores devem gastar entre R$ 101 a R$ 200 com os presentes, enquanto 22% mais de R$ 400. Em média, os consumidores pretendem comprar 2 presentes na data, com um ticket médio de R$ 258 considerando todos os gastos.
Em relação aos gastos, 28% pretendem gastar o mesmo valor este ano quando comparado a 2022, enquanto 38% esperam gastar mais, sendo os principais motivos: comprar um presente melhor (44%); os produtos que querem comprar estão mais caros (40%); e vão comprar mais presentes (23%).
Por outro lado, 23% têm intenção de gastar menos, devido as razões: economizar dinheiro (30%), orçamento apertado (21%) e piora do cenário econômico em relação a 2022 (20%).
A pesquisa revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados ou acessórios (46%), perfumes (42%), cosméticos (23%) e chocolates (23%).
Entre os entrevistados, 47% planejam comemorar na casa da mãe, 26% em sua própria casa e 7% vão almoçar fora.
As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores: 72% afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes presencialmente, sobretudo nos shopping centers (31%) e em lojas de rua (18%).
A internet aparece como local de compra de 40% dos consumidores, principalmente nos sites e lojas virtuais (36%). Considerando os que pretendem fazer compras em sites/lojas online, os mais citados são os sites de varejistas nacionais (57%), varejistas internacionais (51%) e sites de lojas de roupas (35%).
Para os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço (57%) – um aumento de 14 pontos percentuais em relação a 2022 –, a qualidade dos produtos (41%) e as promoções e descontos (37%).
A pesquisa aponta que o consumidor está atento aos preços e a grande maioria (81%) pretende fazer pesquisa antes de comprar os presentes, sobretudo pela internet (82%), seja em sites/aplicativos (71%) ou nas redes sociais (39%). Já 67% fazem pesquisa de preços sem o uso da internet, ou seja, em lojas físicas, principalmente nos shoppings (43%, sobretudo classes A/B), em lojas de rua (34%, com destaque entre as classes C/D/E) e nos supermercados (15%).
Em relação a forma de pagamento, 66% pretendem pagar os presentes à vista, principalmente no PIX (34%, com aumento de 8 pontos percentuais, comparado a 2022) e no cartão de débito (26%). Enquanto 53% citam o pagamento a prazo, com destaque para o cartão de crédito parcelado (33%) e o cartão de crédito com parcela única (19%, principalmente os mais velhos e classes A/B).
A pesquisa apresenta ainda um dado preocupante com relação ao orçamento dos consumidores: 29% admitem que costumam gastar mais do que podem com as compras para o Dia das Mães.
Outro comportamento imprudente, 32% dos consumidores que pretendem ir às compras estão com contas em atraso, sendo que 72% estão com o nome sujo atualmente. Além disso, 12% reconhecem que podem deixar de pagar alguma conta para ir às compras neste Dia das Mães.
A especialista em finanças da CNDL, Merula Borges, alerta sobre a importância do planejamento do orçamento em datas comemorativas, para que o lado emocional não se sobreponha à realidade financeira do consumidor.
“Vivemos um momento de recorde de inadimplência da população. Por isso o consumidor deve priorizar o pagamento das contas antes de adquirir novas dívidas. Dá para usar a criatividade na hora de presentear e buscar opções que não afetem o orçamento familiar”, orienta.