O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse em São Paulo que o governo deve anunciar essa semana um novo pacote de reformas microeconômicas para estimular a economia. O ministro não deu detalhes, mas disse que são medidas que já foram discutidas pelos ministérios da Fazenda, do Planejamento e pelo Banco Central.
“São medidas que já foram debatidas nos grupos de trabalho. Entre elas esta a reformulação da lei de recuperação judicial, medidas que visem o fortalecimento do crédito, adicionais as que anunciamos no ano passado, e medidas que visem reforçar as garantias de alienação fiduciária”, adiantou Meirelles.
Ele disse que as reformas microeconômicas, assim como a reformas macro — a PEC do teto dos gastos e da Previdência —, que já estão em andamento, visam a tirar o Brasil da maior recessão de sua história. Meirelles afirmou que em dezembro já houve recuperação de alguns setores como a indústria automobilística, transporte pesado e produção de papéis para embalagem. “Isso significa que o país esta em processo de retomada e que o governo entra em 2017 trabalhando forte para o Brasil voltar a crescer a taxas mais elevadas”, afirmou.
Por enquanto, disse Meirelles, o governo continua trabalhando com perspectiva de crescimento de 1% este ano, mas esse percentual será revisado. Ele acredita que no ultimo trimestre do ano, a economia já estará crescendo a um ritmo anual de 2%.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios