No dia 08 de fevereiro, em Brasília, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE) realizou um balanço das atividades de 2016 e discutiu as principais demandas e estratégias para 2017. Com a participação 21 deputados, além de representantes da União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (UNECS) o encontro foi motivado para debater os projetos prioritários da Frente Parlamentar e três pleitos fundamentais para as entidades: modernização das leis trabalhistas, reforma da previdência e meios de pagamento.
O deputado federal e presidente da Frente CSE, Rogério Marinho, destacou a importância de modernizar as leis que regem o trabalho. Para Marinho, a aprovação do projeto de lei do trabalho intermitente, em fase final de tramitação no Congresso Nacional, é importante porque sinaliza a modernização da legislação trabalhista que já existe há quase 70 anos, quando o Brasil ainda era um País rural. “Uma série de atividades foram incorporadas à rotina do brasileiro nesse período. Há uma necessidade de modernização dessas leis urgentemente”, destacou.
Ainda de acordo com ele, o diálogo é fundamental para superar os obstáculos. “O mundo e as relações de trabalho mudaram. A proposta não é fragilizar o emprego, mas sim permitir o maior índice de empregabilidade”.
UNECS
Constituída em 2014, a UNECS é formada por sete das maiores instituições brasileiras representativas da área do comércio e serviços: Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
Confira a lista dos parlamentares da Frente CSE presentes no encontro:
Alfredo Kaefer (PSL/PR)
Átila Lira (PSB/PI)
Beto Rosado (PP/RN)
Carlos Marun (PMDB/MS)
César Halum (PRB/TO)
Domingos Sávio (PSDB/MG)
Eduardo Cury (PSDB/SP)
Evandro Roman (PSD/PR)
Felipe Maia (DEM/RN)
Goulart (PSD/SP)
Herculano (PSD/SP)
Izalci Lucas (PSDB/DF)
João Campos (PRB/GO)
Jorge Corte Real (PTB/PE)
Luiz Nishimori (PR/PR)
Mauro Pereira (PMDB/RS)
Nelson Padovani (PSDB/PR)
Nilson Leitão (PSDB/MT)
Otávio Leite (PSDB/RJ)
Rogério Marinho (PSDB/RN)
Walter Ihoshi (PSD/SP)
Fonte: CNDL