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Empresas sinalizam crescimento de 61% nas vendas em agosto

Dentre os segmentos que aumentaram as vendas em até 5%, destacam o setor de indústria e atacado e o setor automotivo.

6 de setembro de 2018

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 54% da base entrevistada espera um cenário econômico melhor para o próximo ano e 71% anseia que a nova gestão promova mudanças em relação às diretrizes atuais.

Entre as expectativas mencionadas para o presidente que assumirá em 1º de janeiro, 52% destaca a redução de impostos e 34% a queda dos juros. Em terceiro lugar, aparece o combate à corrupção (28%), seguida da diminuição da burocracia (16%).

Sem dúvida, com impostos e juros menores, os consumidores compram com um preço melhor e a tendência é de que as vendas aumentem. Mas, enquanto as pretensões aguardadas a médio e longo prazo não se concretizam, os empresários sinalizam uma visão a curto prazo. De acordo com a última pesquisa realizada pela CDL Uberlândia, houve crescimento nas vendas para 39% das empresas comparando aos 32% de junho e 31% de maio/18, conforme mostra o gráfico abaixo:

Dentre os segmentos que aumentaram as vendas em até 5%, destacam o setor de indústria e atacado e o setor automotivo com 16%, e a área de prestação de serviços com 21%. Já nos segmentos com queda de até 5% destacam-se o de Móveis e Eletrodomésticos com 30%, como ilustra o gráfico a seguir:

Em relação às faixas de crescimento, 10,7% das empresas entrevistadas apontam crescimento de entre 5% e 10%, enquanto  9% sinalizam queda nas vendas também entre 5% e 10%, já 25,4% acreditam em manutenção dos resultados se comparado a julho/18.

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