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Empresários preveem vendas estáveis em setembro

21 de setembro de 2018

Pesquisa mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Uberlândia, mostra que as vendas no comércio em setembro estão se mantendo estáveis em relação ao volume alcançado em agosto. É o que apontam os empresários entrevistados (33,8%). Já 22,6% dos entrevistados acreditam que conseguirão atingir entre 5% e 10% de crescimento.

Setembro sinaliza uma redução de 2,3 pontos percentuais em relação ao crescimento nas vendas se comparado ao mês anterior, conforme identifica o gráfico 2. Como ainda restam alguns dias para o encerramento do mês este apontamento tende a sofrer alterações.

Quatro dos 12 ramos de atividades pesquisados no município registraram resultado positivo no mês de agosto. Os setores que saíram na frente com crescimento nas vendas em 5% são os de construção, material elétrico, máquinas e ferragens, seguidos de prestação de serviços em geral, vestuário e saúde.  Já os setores que mais contabilizaram queda em até 5% foram os de saúde e beleza (30%) e joalherias e relojoarias (20%), conforme gráfico 3.

Para o Presidente da CDL Uberlândia, Cícero Novaes, os reflexos gerados pela greve dos caminhoneiros, redução da jornada de trabalho em função dos jogos da copa do mundo e as incertezas no âmbito político e econômico em função do período eleitoral são entraves para a recuperação financeira das empresas. Ainda assim, o cenário econômico do país no segundo semestre sinaliza leve melhora. Isto se verifica na redução do número de empresas que esperam queda nas vendas considerando os 5 meses de pesquisa (gráfico 2).

A sugestão é que as empresas atuem de forma estratégica neste momento: paguem suas compras à vista sempre que possível, façam melhores negociações, obtenham descontos com fornecedores, identifiquem novas oportunidades de negócio e aumentem o portfólio de produtos ou serviços. Além de serem incisivas para melhorar a gestão do negócio, organizar as contas e reduzir os gastos totais.

Ainda de acordo com Cícero, as datas comemorativas Dia das Crianças e o Natal são um incentivo a mais para movimentar o comércio no segundo semestre.

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