Vagas cadastradas pela Fundação CDL também tiveram aumento de 30% nas duas últimas semanas
a
Quem não quer sair da lista dos desempregados e ter a carteira assinada? De acordo com os dados divulgados pelo CAGED (cadastro Geral de Empregados e Desempregados) Uberlândia registrou em outubro a segunda maior contratação no ano. O que colocou o município como a segunda cidade que mais empregou em Minas Gerais neste período, perdendo apenas para a capital mineira.
a
Segundo a Gerente Executiva da Fundação CDL, Bânia Poli, as pessoas estão buscando mais qualificação, mas o principal motivo deste aumento é a reação do mercado. “As empresas têm ampliado os quadros de empregados, com vagas efetivas e de estágio, como mostra o aumento de cerca de 30% em vagas divulgadas aqui nas últimas duas semanas em Uberlândia”, explica.
b
Ainda de acordo com a gerente, as vagas para o fim do ano também podem ter contribuido para a estatística. O número de pessoas participando de capacitações e cursos oferecidos pela Fundação CDL também aumentou.
c
No país foram criadas 76.599 vagas de trabalho com carteira assinada em outubro (dados caged). Minas Gerais fechou outubro com crescimento no número de contratações. Segundo o Ministério do Trabalho (MTE), foram 4.509 novas oportunidades no estado. A região que se destacou foi o do Triângulo Mineiro, com 1.750 novas. Só em Uberlândia, 1.375 novas carteiras de trabalho foram assinadas em outubro.
d
Em Uberlândia os saldos positivos (entre contratação e desligamento) foram registrados principalmente nas áreas de:
e
Agropecuária 458
Serviços 422
Comércio 382
Construção civil 273
f
Dados: CAGED
g
Agora, empregados a perspectiva para as festas de fim de ano podem estar melhores. Com isso, o planejamento e a estratégia para aumentar as vendas neste período são fundamentais. Treinar os novos colaboradores é uma forma de se preparar para aproveitar todas as oportunidades que surgem com maior número de clientes no período.
h
Link relacionado:
2