Segundo a última pesquisa de vendas realizada pela CDL Uberlândia, os empresários da região se mostraram pouco otimistas no último mês.
O clima de incerteza frente ao atual cenário econômico brasileiro vem deteriorando o ambiente de negócios. Os principais motivos apontados pela classe empresarial são: a falta de credibilidade no atual governo, a insegurança política e econômica em pleno ano eleitoral e os reflexos da paralisação dos caminhoneiros.
No mês de junho deste ano comparado com mesmo período do ano anterior, 51% das empresas associadas que responderam à pesquisa, afirmaram queda nas vendas, enquanto 32% alegaram aumento e 17% mantiveram as vendas estáveis, como aponta o gráfico 1.
Com o mercado instável, o setor de comercio e serviços, que representa hoje quase 2/3 do Produto Interno Bruto (PIB), não se mantém aquecido, agravando ainda mais o atual quadro de desemprego e queda na renda familiar.
O gráfico 1 revela ainda que os empresários se mostraram indecisos na hora de investir. Apenas 41% deles esperavam aumento nas vendas do mês julho, enquanto 33% previam o mesmo faturamento em relação ao mesmo período de 2017 e 27% achavam que teriam queda nas vendas.
Outro importante dado da pesquisa, conforme mostra o gráfico abaixo, é o percentual de empresas que apresentaram crescimento em junho de 2018 comparado a junho de 2017.
8,6% dos empresários pesquisados cresceram até 5%, índice menor que o mês de maio, com 11%. Já no mês de julho a estimativa era de que o volume médio de vendas alcançasse 15,5% superior nessa mesma faixa do ano anterior.
Ainda de acordo com o levantamento, os setores que apresentaram maior desempenho apesar da crise foram: prestação de serviços (24%), móveis e eletrônicos, hotéis, construção civil e veículos (12%), e vestuário e setor de saúde (6 %).
Nota-se um cenário mais realista, com previsão de crescimento de até 5% para 15,5% dos entrevistados, vendas estáveis para 32,7% e quedas nas vendas para 16,3%, conforme apresenta o gráfico 4.
Com o Dia dos Pais, a expectativa para agosto é uma melhora nas vendas nacionais e também locais. Apesar de a intenção de presentear no Dia dos Pais ser elevada, a maior parte dos brasileiros estão cautelosos na hora de gastar.
De acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), do total de potenciais compradores, a maioria (61%) dos consumidores deve ir às compras neste Dia dos Pais – o dado é levemente superior aos 55% de entrevistados que realizaram compras na mesma data do ano passado.
Em Uberlândia, 57,9% dos moradores têm a intenção de comprar presentes na data. Os que não manifestaram a intenção de comprar presentes somam 42,1%. 17,9% dos entrevistados pretendem comprar acessórios (relógios, cintos, perfumes), 11,5% irão presentear os pais com viagem e 14,1% optarão pelos eletrônicos.