Pesquisa realizada pela CNDL e pelo SPC Brasil aponta que a maioria dos consumidores brasileiros pretende presentear no Dia dos Namorados.
De acordo com o levantamento, realizado em parceria com a Offerwise, 57% dos entrevistados pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados. Para este ano, a expectativa é de que sejam injetados cerca de R$ 18,06 bilhões na economia, valor próximo ao de 2021.
Quando a pesquisa investiga quem será a pessoa presenteada, o esposo ou a esposa aparecem em primeiro lugar (61%), enquanto 31% pretendem presentear os namorados.
De acordo com o levantamento, 56% dos consumidores garantem que devem comprar um único presente, enquanto 31% pretendem adquirir dois itens.
Com relação aos gastos pretendidos, 34% pretendem gastar mais este ano do que no ano passado, sendo os principais motivos: comprar um presente melhor (64%), o aumento nos preços dos produtos (40%) e melhora de salário (30%);
Enquanto 31% pretendem gastar o mesmo valor, 18% devem gastar menos, sendo as principais razões: querem economizar (53%), situação financeira difícil (50%) e inflação e instabilidade econômica (25%).
Em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 196 com os presentes do Dia dos Namorados, sendo que esse valor aumenta para R$ 234 entre as pessoas das classes A e B. 26% pretendem pagar no cartão crédito parcelado, 18% no cartão de crédito à vista e 18% no cartão de débito.
Neste ano, os presentes mais procurados serão roupas (37%), perfumes, cosméticos e maquiagem (34%), calçados (23%), um jantar (19%) e bombons e chocolates (19%).
Quanto às comemorações, 36% pretendem passar a data na própria casa, com queda de 19 pontos percentuais frente a 2021, ano em que o isolamento da pandemia ainda vigorava; já 29% preferem jantar fora (com aumento de 11 pontos percentuais comparado a 2021) e 10% em um hotel / motel.
Sobre o local de compra, 30% pretendem comprar a maioria dos presentes na internet, 26% em shoppings centers e 9% em shoppings populares.
Na hora de escolher a loja, 48% afirmam que são influenciados pelo preço, 43% pela qualidade dos produtos, 37% pelas promoções e descontos e 28% pela diversidade de produtos.
De acordo com o levantamento, 75% dos consumidores pretendem fazer pesquisa de preço, sendo que 83% costumam pesquisar na internet, principalmente em sites/aplicativos (71%). Já 67% vão fazer pesquisa por canais físicos, com destaque para as lojas de shopping (46%) e lojas de rua (29%).
Para impressionar o parceiro, muitos consumidores não veem limites e até ignoram os compromissos financeiros já assumidos. A pesquisa mostra que 26% dos entrevistados que pretendem comprar presentes irão às compras mesmo com contas em atraso. Entre estes, 66% estão com o CPF negativado em serviços de proteção ao crédito. Além disso, 8% deixarão de pagar alguma conta para comprar o presente da pessoa amada.
Os dados revelam ainda que 35% reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro. As justificativas para ultrapassar os limites do orçamento passam por achar que ele(a) merece (35%), querer agradar o parceiro(a) não se importando se vão gastar mais do que deveriam (27%) e gostar de agradá-lo, independente de terem que fazer dívidas para isso (16%).
EM UBERLÂNDIA AS EXPECTATIVAS SE MANTÊM POSITIVAS
A CDL Uberlândia também realizou uma pesquisa local em maio para mapear a intenção de compras para a data.
Segundo o levantamento, 86,7% dos entrevistados pretendem presentear seus pares. Desse grupo, 66,7% planejam desembolsar até R$150 no presente; 26,7% devem investir de R$150 a R$250 e 10% tencionam gastar de R$250 a R$500.
Sobre os itens mais cobiçados, a pesquisa destacou: vestuários, calçados e acessórios (56,7%), cestas, chocolates e flores (13,3%), jantares ou passeios românticos (13,3%), viagens (13,3%), eletrônicos (13,3%), perfumes, maquiagens e cosméticos (10%).
Embora as vendas online tenham expandido significativamente nos últimos anos, 73,3% dos consumidores ainda preferem a experiência da loja física.
Com relação ao valor do presente, 50% devem gastar mais que no ano anterior, 30% manterão o mesmo custo e 20% irão gastar menos que o ano passado.
CDL REALIZA LIVE PARA AUMENTAR AS VENDAS LOCAIS
Para impulsionar as vendas no mês dos apaixonados, a CDL Uberlândia realizará no próximo dia 02, às 17h, a live O AMOR TAMBÉM VENDE – Aumente Seu Ticket Médio No Dia Dos Namorados.
A transmissão será conduzida pelo especialista em estratégias comerciais e motivacionais há mais de 25 anos, Márcio Mancio, que apresentará, por meio de uma abordagem simples e dinâmica, técnicas práticas para alcançar os resultados almejados pela equipe de venda para a sazonalidade.
O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas AQUI.
Outra iniciativa promovida pela entidade para aquecer o comércio local é a campanha PRESENTE DA SORTE, que está sorteando vales-compras semanais de R$2.000 para clientes das lojas participantes da ação. São mais de R$50 mil reais distribuídos entre as principais datas comemorativas do varejo. Para saber mais, CLIQUE AQUI.