A criançada não quer saber de crise, quer mesmo é ganhar presentes. Para saber a expectativa de vendas para a quarta data mais importante do calendário do varejo brasileiro, o Dia das Crianças, a CDL Uberlândia realizou uma pesquisa junto aos lojistas e aos consumidores. Em nível local, a intenção da maioria dos comerciantes (56%) é alcançar a casa dos 5% de crescimento.
Para não perder vendas, 100% das empresas entrevistadas pretendem realizar promoções para atrair os clientes. A maioria delas pretende manter o horário de funcionamento normal na semana que antecede o dia das crianças (05 a 10/10). No domingo (11), o horário de funcionamento ficará a critério de cada lojista.
A entidade também realizou a pesquisa com alguns consumidores que têm crianças e a maioria dos entrevistados (86%) pretende presentear as crianças neste período. Dos entrevistados que pretendem presentear, 42% vão optar por brinquedos e 38% por roupas. 52% dos entrevistados pretendem gastar com a compra do presente entre R$ 51,00 e R$ 100,00.
A gerente político institucional da CDL, Núbia Carvalho diz que a expectativa de vendas mantém o mesmo percentual do ano passado, 5%. “Essa porcentagem é uma estimativa consciente do lojista no momento atual em que o país vive. Eles acreditam que os filhos têm grande poder de persuasão. As crianças são consumidoras ativas e influenciam os pais nas compras de produtos em geral. Não é a toa que o mercado kids tem crescido tanto. A venda para essa data será o termômetro para o Natal”, finaliza Núbia.