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Depois de três anos, vendas do Dia das Crianças sobem

16 de outubro de 2017

 Índice é 3% maior que o mesmo período do ano passado, segundo SPC Brasil e CNDL 

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As vendas a prazo de produtos, roupas e brinquedos para o Dia das Crianças cresceram 3% na semana anterior ao Dia das Crianças em 2017 (5 a 11 de outubro), quando comparadas ao mesmo período do ano passado. Os números são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O índice representa um grande avanço desde 2014 no Brasil e mostra que a retomada da economia apresenta os primeiros reflexos, com o aumento na confiança do consumidor e estímulo do consumo.

 

No ano passado, o mesmo índice tinha ficado negativo em 9,02%, enquanto 2015 teve resultado negativo de 8,95% e 2014 de -1,5%. O último resultado positivo foi somente em 2013, quando ficou em 3,15%.

 

Esta foi a primeira data comemorativa de 2017 com aumento expressivo: Páscoa (+0,93%), Dia das Mães (-5,50%), Dia dos Namorados (-9,61%), Dia dos Pais (-2,18%).

 

De acordo com uma pesquisa prévia realizada sobre o Dia das Crianças, os presentes mais procurados seriam bonecos e bonecas (31%) e roupas e calçados (22%). O gasto médio, segundo o levantamento, girou em torno de R$ 194.

 

Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia, a alta mostra que o mercado, aos poucos, aponta sua retomada pós-crise. Ainda sentimos os resquícios do desequilíbrio econômico que tem afetado gravemente o país desde 2014, mas isso, de forma gradativa está dando lugar à confiança do consumidor e ao aumento do consumo.

 

Ainda estamos muito longe do cenário ideal, mas caminhamos para um ambiente com melhores índices para o varejo.

 

A próxima data comemorativa importante para o comércio em 2017 é a Black Friday, celebrada em 24 de novembro. Será um termômetro interessante para avaliar esse nível de confiança do consumidor. A expectativa é de que mais uma vez o mercado tenha índices positivos e com crescimento exponencial em vendas.

 

Mas é preciso aguardar e observar o comportamento do consumidor antes, durante e depois do período.

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