No dia 26 de setembro aconteceu reunião na Secretaria de Trânsito e Transportes cujo objetivo era debater a respeito das obras do corredor de ônibus da Avenida Segismundo Pereira. Participaram os representantes da secretaria André Araújo, Divino Santos e Edinozer de Souza, os empresários André Basso, Eliezer Pereira, Fernando Lasmar e Pascoal Donizetti, o morador Arthur Augusto Bastos e também Ronaldo Borges, assessor de Relacionamento Corporativo da CDL Uberlândia. Durante a reunião foram apresentadas, pelos empresários e moradores do bairro Santa Mônica, algumas reinvindicações sobre o corredor de ônibus.
Durante o encontro, André Araújo, da Settran, informou ter conhecimento das reclamações dos moradores e comerciantes do bairro e ressaltou que a equipe da secretaria está, a todo o momento, realizando os ajustes necessários. Em seguida o empresário André Basso entregou as reivindicações dos empresários que são:
- Identificação da faixa que permite estacionar na avenida;
- Inclusão de novos retornos e a retomada de quatro retornos na Av. Segismundo, que eliminariam alguns semáforos nestes casos;
- Revisão das lombadas, com a redução na altura das travessias elevadas;
- Retomada dos estacionamentos nos dois lados das ruas transversais que foram transformadas em mão única;
- Alteração do sentido das ruas Pedro José Samora e Jorge Martins Pinto, além de retornar o estacionamento nos dois lados das ruas;
- Colocação de faixa pontilhada no corredor do ônibus, colocando uma faixa continua amarela, somente próxima aos terminais de embarque/desembarque;
- Sinalização das travessias do corredor, colocando placas não somente na Av. Segismundo, mas nas avenidas paralelas indicando quais são as ruas de retorno;
- Substituição das placas de sinalização do corredor, pois a maioria está atrás das árvores, não permitindo a visualização correta do condutor.
Aumento do tempo de viagem, acidentes por falta da faixa de estacionamento que confunde os motoristas e falta de identificação nas ruas que foram transformadas em mão única foram outros problemas apresentados pelo empresário Eliezer Pereira. O Sr. André Basso disse ainda que “os sinaleiros de pedestres não estão funcionando e que os acessos da Avenida João Naves, próximo a UFU, deveriam ser revistos, pois está afunilando e congestionando o acesso que termina na Avenida Segismundo”. Em seguida o Sr. Artur apresentou o manifesto que está sendo feito por moradores da região, pleiteando mudanças urgentes para melhorar o trânsito para quem reside no Santa Mônica.
Após ouvir os empresários, Divino Santos, assessor da Settran informou que foram identificadas e aprovadas as mudanças nas travessias, e concordam que ficaram muito altas, além do tamanho permitido e recomendado pelo CTB (Código de Transito Brasileiro). Ele informou ainda que o corredor de ônibus deverá ser entregue no final de outubro. André Araújo, também da secretaria, disse que a Rua Maria das Dores Dias voltará a ser mão dupla e que nos próximos dias a Caixa realizará a vistoria na avenida e caso aprovado, deverá liberar para fazer as alterações necessárias.
A CDL Uberlândia pediu esclarecimentos à Settran, referente à faixa preferencial de ônibus. Foi informado que os carros podem trafegar pela linha de ônibus, mas é preciso que os motoristas fiquem atentos nos desvios próximos às cabines de embarque/desembarque para evitar acidentes. A entidade continuará realizando o trabalho de esclarecer a todos sobre as mudanças no corredor, incluindo a questão da permissão para transitar pela linha de ônibus sem penalização por se tratar de uma via preferencial e não exclusiva.
A CDL Uberlândia agradece a disponibilidade dos empresários e da Secretaria de Trânsito e Transportes. Juntos, somos mais fortes!