A pandemia acelerou a transição do varejo para o digital e impulsionou o crescimento do mercado de e-commerce no Brasil.
Com o isolamento social, quem nunca havia vendido pela internet, teve que se adaptar em curtíssimo prazo para garantir a sobrevivência do seu negócio.
O salto foi tão significativo que, no acumulado de 2020 até novembro, o comércio digital cresceu 122% com relação a 2019, segundo dados da Câmara Brasileira da Economia Digital e da empresa Neotrust.
Infelizmente, junto com a expansão das vendas online, aumentaram também as tentativas de fraudes, focadas principalmente em consumidores pouco habituados ou inexperientes no ambiente digital.
De acordo com o estudo Mapa da Fraude, divulgado pela empresa de soluções antifraude ClearSale, de março a dezembro do ano passado, foram registradas 3,2 milhões de tentativas de golpes em e-commerce, uma alta de mais de 45% em relação ao mesmo período de 2019.
Esse índice assustador é resultado do aumento de pessoas conectadas e da migração de criminosos para o ambiente online.
Para não ser mais uma vítima de golpes na internet, SELECIONAMOS 5 DICAS VALIOSAS.
- Monitore o seu CPF ou CNPJ em tempo real com a solução SPC AVISA. Através desse serviço, você acompanha qualquer alteração nos seus documentos e recebe alertas imediatos sobre indícios de fraudes.
- Não clique em promoções suspeitas, geralmente com valores muito abaixo dos praticados pelo mercado.
- Lojas idôneas utilizam selos de segurança e certificações digitais para proteger os dados de seus clientes. Sempre verifique se os endereços eletrônicos começam com “https” e não “http”.
- Na hora da compra, utilize redes de wi-fi seguras e nunca públicas.
- Escolha senhas fortes e diferentes para cada plataforma.
Seguindo essas orientações, você pode aproveitar o melhor da internet sem ter seus dados expostos.