O Dia dos Namorados é uma boa oportunidade para aumentar a comercialização de produtos e serviços e inovar o formato de vendas durante a pandemia.
Para identificar quais são as expectativas de vendas e estratégias adotadas para atrair o público neste período, a CDL Uberlândia realizou uma pesquisa mercadológica, entre os dias 18 e 27 de maio, com empresários locais, sendo a maioria, atuantes na região central (48,4%), seguido da zona Leste (21,9%), zona Sul (10,9%), zona Norte (9,4%) e zona Oeste (10,9%). Ainda sobre os entrevistados, 87,5% representam o setor de comércio, 7,8%, serviços em geral e 4,7% correspondem a outros segmentos.
A ascensão da internet como principal aliada dos negócios nesta circunstância foi notória para 87,5% dos empresários, que concordam que a utilização de redes sociais é essencial para engajar consumidores e se manterem em evidência no mercado.
Para não perder vendas em virtude do isolamento social, 67,2% dos empresários já implementaram ou pretendem implementar o serviço de delivery em suas estruturas.
As tradicionais decorações de vitrines e ambientes ainda têm espaço no varejo local. 50% dos dirigentes lojistas pretendem decorar o espaço físico para atrair clientes, mesmo com o escalonamento de horários decretado pelo município.
A venda condicional, apesar de ser uma alternativa para clientes que não querem ir até o estabelecimento, não agradam tanto à classe empresarial. A pesquisa aponta que 75% dos entrevistados não pretendem trabalhar com esse recurso.
Já os kits personalizados têm conquistados novos adeptos. A proposta de elaborar um mix de produtos customizado para estimular o consumo, principalmente durante datas comemorativas, deve ser trabalhado por 56,3% das lojas.
Descontos e promoções continuam sendo os principais incentivos de vendas para 76,6% dos empresários, especialmente nesse momento, em que boa parcela da população brasileira foi economicamente afetada pela Covid-19.
Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pela iniciativa privada, 48,4% das empresas se mantem esperançosas e esperam que a data possa contribuir com o aumento das vendas, enquanto 12,5% acreditam que os números se manterão igual ao mesmo período do ano anterior, 21,9% supõem uma diminuição e 17,2% não têm expectativa quanto a data comemorativa. Acompanhe os resultados no INFOGRÁFICO DA PESQUISA AQUI.