Dados divulgados pelo IBGE mostram que, em fevereiro de 2024, o índice de vendas do comércio varejista alcançou um recorde histórico, superando a máxima anterior, registrada em outubro de 2020.
Considerando o 1º bimestre do ano, as vendas desse segmento cresceram 6,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O comércio varejista é uma segmentação feita pelo IBGE que desconsidera as vendas de atividades comerciais mais específicas, como a de veículos, motocicletas partes automotivas, materiais para construção e atacadista de alimentaçãoe bebidas.
O varejo ampliado, que reúne todas essas atividades, incluindo o comércio varejista, também registrou avanço das vendas. O segmento de veículos liderou o avanço das vendas, com um crescimento de 14,1%. Das 11 atividades comerciais apresentadas pelo IBGE, apenas uma registrou queda no 1º bimestre do ano.
Esses dados mostram um bom desempenho do setor neste início de ano e reflete o gradativo avanço da renda e queda do desemprego verificados ao longo do último ano.
No Panorama do Comércio deste mês, a especialista em Finanças da CNDL, Merula Borges, comentou os números e ainda trouxe uma provocação para você, empresário!
Baixe o relatório completo aqui.