A atual crise política e econômica brasileira impacta diretamente o crescimento do nosso ambiente de negócios. Em períodos de incerteza, o consumidor retrai os gastos e pondera nas despesas.
Clientes gastando menos, empresas lucrando menos.
Para o varejo, mais que sobreviver aos desafios desse cenário é preciso se reinventar. A CDL Uberlândia tem apoiado as micro e pequenas empresas nesse sentido.
Para fomentar o crescimento de negócios locais de forma sustentável e estratégica, a entidade lançou na última quinta-feira (09), o Programa Jornada Empresarial 2018.
Mais de 100 associados se inscreveram no projeto e participarão gratuitamente de uma série de ações estratégicas que vão desde diagnósticos presenciais realizados por consultores especializados até a realização de oficinas temáticas e outros eventos empresariais.
Para a coordenadora da Fundação CDL Uberlândia, Bânia Vieira Poli, o programa oferece suporte para que as empresas consigam em curto prazo gerenciar melhor o seu negócio. “Os negócios se sustentam de diversas formas. Fazer uma boa gestão faz toda a diferença. A ideia da jornada é fazer com que a empresa não se sinta sozinha nesse processo de mudança. O nosso objetivo é criar um ambiente favorável para melhorar a produtividade, o faturamento, a lucratividade, a otimização de recursos, as vendas e a eficiência de custos, para que as empresas participantes estejam mais competitivas e sustentáveis ”, afirma a coordenadora.
Para a gerente de Relacionamento, Soluções e Negócios da CDL Uberlândia, Renata Barbosa da Silva, os empresários precisam estar totalmente conectados ao novo movimento.“ Todo mundo fala sobre crise, sobre o momento difícil que vivemos, mas é preciso se mover e sair da mesma zona de conforto da concorrência. Eu espero que as empresas participantes consigam entronizar tudo que vamos trazer, pois cada detalhe foi pensado com muito carinho e atenção. Não prometemos resultados financeiros extraordinários, mas colocamos à disposição todas as ferramentas necessárias para os negócios prosperarem”, declara a executiva.
“O programa é uma proposta inovadora que contempla a identificação de fatores críticos de sucesso do negócios e intervenções ativas, levando informações, mais conhecimento aos participantes e apresentando soluções e ferramentas de referência para aprimorar as competências essenciais das empresas. Está é a primeira edição e o número de associados participantes nos surpreendeu positivamente. Esta interação e a troca de experiências entre os diversos segmentos sinaliza excelentes resultados”, relata a superintendente da CDL, Lécia Queiroz.
Empresários têm boas expectativas sobre o programa
Os participantes desta edição têm boas expectativas sobre o programa e esperam aprender mais com o trabalho proposto pela entidade.
Para Jean Lúcio, gerente de vendas das Lojas Baruque, a iniciativa da CDL Uberlândia surgiu em um momento propício para apoiar o crescimento do negócio e agregar conhecimento.
A RA Confecções, com mais de 10 anos de mercado, acredita que o segredo para a perenidade de qualquer negócio está na constante busca pelo conhecimento. Por isso, os proprietários da empresa estão integrados com a proposta do programa.
A sócia proprietária da empresa Gisa Modas, Gisele Correa Goncalves, se inscreveu na Jornada para desenvolver e aplicar uma gestão mais eficiente e organizada.
Já o dono da distribuidora de produtos de limpeza profissional Máxima Clean, Michael Fabiano Ferreira Lopes, acredita que o evento gera grandes oportunidades de fazer relacionamentos e prospectar novos clientes.
Para os sócios da Wizard Escola de Idiomas, Bruno de Gouvea Batista e Thiago de Gouvea Batista, a proposta da CDL Uberlândia casou com a necessidade de os empresários profissionalizarem alguns pontos de gestão do negócio. “Buscamos sempre as melhores práticas para conduzir e acompanhar a expansão do nosso negócio”, concluem os participantes.
Renata Cotrin dos Santos, dona da empresa Desiree Moda Intima, se inscreveu no programa para melhorar sua gestão financeira e ampliar o canal de atendimento aos clientes. “Eu já atuo há muitos anos no comércio, mas preciso de um acompanhamento especializado para saber onde estamos acertando e como podemos melhorar”.
O programa tem duração de 6 meses. Acompanhe algumas fotos do encontro: