As empresas de Uberlândia esperam bons resultados nas vendas do comércio em função do Dia das Mães.
A data comemorativa, que é a segunda mais importante do varejo ao longo do ano, atrás apenas do Natal, deve representar um crescimento médio de até 5% na comercialização de produtos em comparação com igual período de 2018.
De acordo com empresários da cidade, os presentes mais procurados serão vestuários (53,7%), flores (15,8%) e itens diversos (13,7%).
Já os consumidores que participaram da enquete disseram que pretendem presentear com: vestuários (34,9%), flores (15%), eletroeletrônicos (8,6%) e itens variados (30,1%).
Em relação aos valores do presente, 36,6% dos consumidores gastarão até R$50,00 e 36,1%, entre R$51,00 a R$100,00.
A maioria dos empresários entrevistados, 64,2%, informaram que vão realizar promoções no mês de maio e ainda pretendem ampliar a divulgação até o próximo domingo. 54,6% deles utilizarão as redes sociais e 12,4%, aplicativos.
E já que os consumidores consideram ofertas, promoções e opções de pagamento como fatores decisivos para as compras, parte expressiva dos entrevistados, 43,5%, pretendem pagar à vista (em dinheiro) para negociar um bom desconto.
Para a superintendente da CDL Uberlândia, Lécia Queiroz, as estratégias das empresas vão de encontro ao interesse dos consumidores, contribuindo para melhorar as vendas e deixar as mães mais felizes neste dia.
De acordo com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), a expectativa é de que aproximadamente 122,1 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.
“As intenções de compra da data servirão de termômetro para o desempenho do comércio pelos próximos meses, principalmente, em um momento em que o poder de compra das famílias continua sendo afetado pelo desemprego elevado e a renda achatada”, afirma o presidente do SPC Brasil, Pellizzaro Junior.
Horário do comércio em Uberlândia
Na semana que antecede o Dia das Mães, para aproveitar essa data e vender, 45,3% dos empresários associados à CDL informaram que pretendem estender o horário de funcionamento até às 19h30 e 30,5% vão manter o horário até às 18h30. Já 19,8% ficarão abertos até às 20h.