A CDL Uberlândia esteve presente na tarde desta quinta-feira, 25, na inauguração do Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha.
Durante o evento, foram apresentados pela Campo, os resultados dos estudos em Pirólise, que é um processo de degradação termoquímica na ausência de oxigênio.
A ideia é que o biocarvão, misturado com de pó de basalto, rico no solo de Uberlândia, forneça um adubo organomineral ainda mais potente. No caso dos biocombustíveis, o óleo de pirólise resultante deste processo pode ser utilizado para a aviação, no abastecimento de aeronaves.
Trata-se de um projeto piloto que converte rejeitos do tratamento de esgoto sanitário, denominado lodo de esgoto, em produtos úteis para a agricultura e combustíveis renováveis.
Outro benefício, segundo o Poder Executivo, é a diminuição dos aterros sanitários, favorecendo a sustentabilidade ambiental e gerando uma economia anual estimada em R$3,4 milhões de reais.
O evento foi liderado pelo chefe do Executivo, porém, participaram da entrega o diretor-geral do Dmae, Renato Rezende, várias autoridades dos mais diversos setores de Uberlândia e região, além de representantes de instituições de saneamento e especialistas do setor de todo o país.