A CDL Uberlândia, em conjunto com outras entidades representativas da cidade, enviou ontem (14), um ofício aos membros do Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19.
O documento foi elaborado, atendendo à solicitação de várias atividades econômicas, já autorizadas a funcionarem, que reivindicam a abertura diária de seus estabelecimentos, desde que sejam respeitadas todas as medidas sanitárias previstas pela legislação municipal.
Atualmente, as empresas locais já liberadas pelo comitê, trabalham com alternância de dias da semana, o que reduz bastante o faturamento e a possibilidade de reerguerem seus negócios.
Para evitar o aumento das aglomerações, principalmente no transporte público, as instituições propõem escalas de horários de abertura e fechamento diferenciados e, também, a intensificação no acompanhamento e na fiscalização pelo poder público.
“As entidades que representam as atividades econômicas, continuam preocupadas com os prejuízos advindos da crise, considerando a enorme dificuldade das empresas em honrar seus compromissos, em virtude dos dias de paralização obrigatória de suas atividades, que geram um mesmo custo fixo, porém com diminuição de mais de 50% de suas receitas”, afirmou o presidente da CDL, Cícero Heraldo Novaes.
Concordaram com a solicitação do ofício, as seguintes entidades: ABRAMPE – Associação Brasileira das Micro e Pequenas Empresas; ACIUB – Associação Comercial e Industrial de Uberlândia; COOPERAF – Cooperativa dos Agricultores Familiares de Uberlândia e Região; FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Regional Vale do Paranaíba; OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – 13º Subseção; Sindicato dos Feirantes de Uberlândia; Sindicato Rural de Uberlândia; SINDTUR – Sindicato Intermunicipal do Turismo; UNEDI – União das Empresas dos Distritos Industriais de Uberlândia e Visite Uberlândia.