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CDL Entrevista: Marcos Lima fala sobre Políticas Públicas para o varejo.

O especialista ministrou na CDL Uberlândia a palestra “Políticas Públicas para o desenvolvimento do município e do varejo”

3 de agosto de 2018

Na quarta-feira, a CDL Uberlândia recebeu em sua sede, o consultor especialista em Políticas Públicas, Marcos Lima, para a palestra: Políticas Públicas para o desenvolvimento do município e do varejo.

A apresentação faz parte da programação dos Seminários Regionais, uma série de treinamentos promovidos pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) e o Conselho Estadual do SPC (CESPCMG) com o intuito de empoderar a atuação das entidades mineiras e capacitar os associados da região com soluções lucrativas de negócios.

O palestrante compartilhou conosco um pouco da sua visão sobre como as políticas públicas podem contribuir com a evolução do varejo local e nacional. Acompanhe na entrevista a seguir:

Qual é a importância das políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social do país?

Políticas públicas são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade, seja no aspecto econômico, social, político, enfim, em todos os aspectos que formam um povo, uma civilização, uma comunidade, uma sociedade. Elas são instrumentos em uma democracia que concretizam melhorias e permitem que uma sociedade se desenvolva.

Como a disseminação dessas políticas podem fortalecer o desenvolvimento das micro e pequenas empresas?

O trabalho que estamos desenvolvendo junto à CDL Uberlândia e toda a região do Triângulo Mineiro tem o objetivo de disseminar, conscientizar e educar os empresários, as lideranças do varejo, as lideranças políticas e de outros segmentos empresariais sobre a importância das políticas públicas e de como formular e tornar realidade uma política pública.
Minas é pioneira no País. No ano passado eu visitei 17 unidades da Federação construindo a agenda de políticas públicas. Esse ano, o estado parte na frente, pois está fazendo um desdobramento dessa agenda, arquitetada e atualizada para cada uma das dez regiões do estado.

Quais são os principais desafios do varejo brasileiro atualmente?

Como todo segmento na economia, o varejo tem muitos desafios. O Brasil está entre as 10 maiores economias do planeta. Cerca de 20% do nosso PIB é direcionado ao comércio e serviços que gera aproximadamente 60% do emprego. São 200 milhões de consumidores no Brasil.

Apesar de tamanha representatividade para a economia, o setor ainda tem muitos desafios, entre eles, a estruturação para crescer e avançar, como o agronegócio e a indústria fizeram e hoje são referência de organização.

Eles possuem frentes parlamentares consolidadas no Congresso Nacional, têm uma dimensão muito bem construída de planejamento e organização, são voltados para a inovação e concorrem em índices de produtividade com países desenvolvidos.

Já o varejo é um segmento multivariado com tipos de negócios muito diversificados. Enquanto na indústria falamos de padronização, no varejo falamos de gente, ou seja, os desafios são muito maiores. Nesse sentido, as lideranças precisam estar cada vez mais integradas e terem consciência do papel do associativismo e da necessidade de qualificar e formar novas lideranças.

Os desafios não menos importantes que impactam o crescimento do setor e da sociedade são: a segurança pública, a mobilidade urbana das cidades, a reforma tributária, o acesso ao crédito e financiamento para o micro e pequeno empresário varejista, o entendimento e a implementação da inovação no ambiente de negócio, enfim, são inúmeros os desafios que o varejo enfrenta.

Em ano de eleição é crucial repensar sobre isso, cobrar e escutar as lideranças políticas, no sentido de fomentar programas de governo e linhas de atuação para que possamos ter nessa construção as ações voltadas para o varejo.

Como a classe empresarial pode se articular para propor e cobrar a criação ou execução de uma política pública?

É necessário a tomada de consciência para entender que a política tem um sentido nobre e importante. Sem ela não se resolvem as coisas em uma democracia.

Existe um ciclo para a construção das políticas públicas, que vai desde a formulação da política, onde a agenda é definida, até o acompanhamento das mesmas.

Política pública, em essência, é um processo fundamental para transformar uma realidade seja de um segmento ou da sociedade como um todo.

Qual é o maior obstáculo na implementação dessas políticas no Brasil?

O grande desafio da política pública no Brasil é a implementação. Nós, cidadãos, estamos cometendo alguns erros nisso. Por exemplo, é muito comum a população de um bairro solicitar a construção de praça. O poder público atende o pedido e realiza a obra. Porém, após seis meses, a praça começa a sofrer com problemas de manutenção, ou seja, o equipamento público não é cuidado.

Então a implementação tem muito a ver com o monitoramento também. A política é implantada mas precisa ser acompanhada, cobrada pela comunidade de maneira que ela se torne uma rotina, tenha continuidade, longevidade.

A sociedade não pode achar que a política publica é uma coisa só de governo. Ela também identifica problemas, ajuda a aprovar ideias e monitora as ações, cobrando do poder público e de outros agentes de desenvolvimento a manutenção dessas políticas, caso contrário, elas deixam de se tornar uma conquista.

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