fbpx

Sistema CNDL

Notícias

Abertas inscrições para o Selo Empresa Cidadã 2017

25 de abril de 2017

selo

 

Já se encontram abertas as inscrições para a 12ª edição do Selo Empresa Cidadã, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia, Fundação CDL e Câmara Municipal. Representantes dos três segmentos organizadores participaram na manhã desta terça-feira (25) da solenidade de abertura das inscrições, na CDL, e conheceram um pouco do projeto, que terá a premiação no dia 31 de outubro. As inscrições acontecem até o dia 25 de junho pelo site WWW.EMPRESACIDADA.CDLUDI.ORG.BR.

O período de avaliação dos projetos participantes será de 26 de junho a 26 de agosto. Na edição anterior, em 2015, foram premiados 15 empresas e sete cidadãos beneméritos.

O Selo é concedido a cada dois anos. Concorrem ao prêmio projetos sociais com cunho em áreas como qualidade de vida, equidade e desenvolvimento humano da comunidade, assim como da preservação do meio ambiente, em três categorias: Empresa Cidadã; Excelência Cidadã, destinados às instituições do terceiro setor; e Cidadão Benemérito, que é um incentivo às pessoas físicas que realizam de forma voluntária, total ou parcialmente, projetos de Responsabilidade Social. As pessoas serão indicadas por instituições inscritas para recebimento do selo e que não sejam do Conselho de Diretores ou do corpo de funcionários da própria empresa ou instituição.

Empesas ou instituições do terceiro setor poderão inscrever mais de um projeto desde que preencham um roteiro para cada iniciativa e atendam aos requisitos básicos descritos no site do Selo. Todas as empresas concorrerão ao Selo Empresa Cidadã, e as entidades do terceiro Setor ao Selo Excelência Cidadã. Os projetos classificados darão às empresas e entidades o direito ao uso do selo em seus materiais de comunicação internos e externos, no período de dois anos.

 

Comissão julgadora

 

A comissão julgadora é formada por uma equipe multidisciplinar autônoma e voluntária de profissionais especialistas na área de sustentabilidade, meio ambiente e responsabilidade social, bem como por entidades representativas da sociedade civil, representantes do meio empresarial e governo.

A administradora de empresas Rosana integra a comissão julgadora há cinco edições e conta que essa autonomia dos integrantes, associada à capacitação, dá mais transparência e valorização ao prêmio. “O legal dessa premiação é a importância da comissão ser capacitada. As organizações que inserem os projetos também precisam ter uma qualificação técnica, não só para análise mas também para elaboração dos projetos”, diz.

O presidente da CDL, Cícero Heraldo Novaes, ressaltou a importância da parceria com a Câmara Municipal, que foi a idealizadora do prêmio. “Esse é um prêmio que deu certo, com essa parceria que se manteve durante todos esses anos. Nosso intuito não é em ser apenas uma entidade geradora de emprego e que tem parceria com a área pública, mas que também está preocupada com o social da nossa população. A nossa Fundação tem feito um trabalho muito bom nessa área, e conseguimos chegar a ter uma comissão isenta que concede o selo às empresas que realmente merecem”, destacou.

 

Requisitos

 

Para concorrer aos selos é preciso cumprir com as obrigações fiscais e estar em conformidade com a legislação vigente. E ainda atender aos requisitos que constam no Decreto que instituiu o projeto, entre eles, não empregar mão de obra infantil, nem comprar produtos ou serviços de empresas que o façam. A empresa ou instituição também precisa estar desenvolvendo o projeto há pelo menos um ano.

Durante o processo de avaliação será levado em conta o objetivo do projeto, tendo como indicador a relevância social e a prioridade para a comunidade. Estratégias de originalidade da iniciativa e potencial de evolução do projeto, bem como execução e resultados benéficos para a comunidade também serão avaliados. Para a classificação das concorrentes ainda serão levados em conta a defesa dos direitos humanos e sociais, do trabalho, da vida e da cidadania.

 

 

 

Cronograma

 

Período de inscrições: 25 de abril a 25 de junho pelo site WWW.EMPRESACIDADA.CDLUDI.ORG.BR

 

Avaliação dos projetos: 26 de junho a 26 de agosto

 

Evento de reconhecimento das  empresas e instituições: 31 de outubro

Compartilhe