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Consumidores brasileiros aproveitam o Natal para se presentear

19 de dezembro de 2017

Pesquisa do SPC Brasil mostra que 47% dos consumidores devem comprar presente de Natal para si mesmos

Wrapped gifts for Christmas

Quem não gosta de comprar roupas, calçados e perfumes para si próprio? A época é boa e uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que estes serão os principais itens de consumidores que pretendem se presentear. A média será de dois presentes por pessoa com um valor médio total de R$ 332.

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A maior data comemorativa do ano vai ser de grande proveito para quem pretende aproveitar o momento e incrementar o próprio guarda roupa além de comprar presentes para amigos e família.

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A pesquisa mostra que 47% dos consumidores brasileiros irão se auto presentear esse ano, principalmente as mulheres (53%). Eles foram questionados em relação ao Natal de 2016, e metade dos entrevistados (50%) afirma ter comprado presentes para si mesmos naquela data. Eles justificam as compras dizendo que o momento é a oportunidade de se presentear comprando coisas que precisam (46%, com aumento de 6,9 pontos percentuais em relação a 2016) e pelo sentimento de merecimento (39%). Entre os que não pretendem comprar presentes para si mesmos (25%), os principais motivos são: não gostar ou falta de costume (30%), não ter dinheiro (15% – com aumento de 5,7 p.p. em relação a 2016) e ter outras prioridades de compra (15%).

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A intenção de compras é de dois presentes por pessoa e o valor deve ser de R$156 para cada produto totalizando um investimento de R$332 ao passo que 46% não sabem ainda o quanto vão gastar.

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 Os presentes mais comprados para si mesmo devem ser roupas (54%) e calçados (34%), perfumes e cosméticos (25%) e celular/smartphones (17%).

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Para a economista e superintendente da CDL Uberlândia Lécia Queiroz é importante este momento de se presentear, mas é preciso ficar atento para não se endividar além da conta. “Tem que se programar para não entrar o ano com dívidas que vão trazer preocupação com as finanças”, aconselha. Uma dica pode ser montar um planejamento e definir o quanto pode gastar antes de ir às compras para não cair em tentações.

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Metade dos consumidores espera ganhar algum presente de Natal além do que vão comprar para si próprio. Elas acreditam que serão presenteadas neste Natal. O motivo de ser lembrado segundo 24% dos pesquisados é que acreditam que há muitas pessoas gostam deles e querem agradá-los. Outros 6% não esperam ganhar presentes e 45% não souberam responder.

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Mas a expectativa de ganhar um bom presente está nas respostas da pesquisa. Os itens mais desejados são: roupas (50%), calçados (36%), perfumes e cosméticos (35%), livros (25%) e celulares/smartphones (25%).

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Rroupas (50%), calçados (36%), perfumes e cosméticos (35%), livros (25%) e celulares/smartphones (25%)

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Foram ouvidas 1.632 pessoas inicialmente nas 27 capitais. Destas, 600 das que pretendem ir às compras no Natal foram questionadas também as intenções detalhadamente. A margem de erro da pesquisa é de no máximo 2,4 e 4,0 pontos percentuais, respectivamente. A margem de confiança é de 95%.

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Baixe a íntegra da pesquisa em: https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas

 

 

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