Pesquisa realizada em 13 países mostra evolução
Conectar objetos entre si que não dependem de monitoramento contínuo do ser humano trouxe muita evolução e bons resultados para empresas e negócios. Estamos falando de Internete das Coisas. O termo traduzido de uma expressão em inglês Internet of Things, IoT é uma tendência atual. Quanto mais tecnologia aplicada em processos melhor pode ser a produtividade no resultado final. Ela surgiu dos avanços da microeletrônica, comunicação e sensoriamento e mal podemos quantificar a evolução a partir dela gerada.
0
Uma pesquisa realizada em 13 países entre 1.278 empresas confirmou esta evolução. A IoT que era utilizada em 12% das empresas pelo mundo em 2013, já chega a 29%, segundo a operadora britânica Vodafone, que realizou a pesquisa.
0
Dados mais precisos, aumento da produtividade e da receita são ítens apontados como resultado para quase metade das empresas questionadas. Segundo o diretor-executivo da Vodafone no Brasil, o crescimento aqui está acompanhando o de outros países, e a crise pode ter sido o incentivo deste aumento das soluções tecnológicas. A expectativa para os próximos anos é de crescer ao menos 10% nos próximos três anos.
00
Para o Brasil continuar investindo em IoT a qualidade de conexão precisa melhorar, um passo essencial. Isso porque o acesso à internet no Brasil ainda é mais lento e mais caro que em muitos lugares, mesmo tendo alcançado uma melhora significativa nos últimos sete anos.