Pesquisa divulgada pelo Sebrae mostra crescimento de exportadoras de pequeno porte
O Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas realizou uma pesquisa entre as empresas de pequeno porte que realizam exportação de produtos. A pesquisa mostrou que de 2009 a 2016 elas estão ganhando mais espaço neste mercado. Só em 2016 o crescimento foi de 12% em comparação à 2015. Em apenas um ano mais de oito mil negócios foram para o exterior. Espera-se um crescimento ainda maior deste mercado cada vez que o acesso aos compradores internacionais se torna mais real.
0
É fato que a parcela conquistada pelas empresas tida como “de pequeno porte” se mostra importante. Mas é preciso planejamento e decisões. As pequenas empresas representam 98% de todas no país e por isso podem ampliar ainda mais as exportações. Para as que adotam o Simples Nacional, com tributos reduzidos, é possível realizar a operação através de uma operador logístico habilitado pela Receita Federal a representar as micro e pequenas empresas nas operações de Exportação. São alguns exemplos as empresas DHL Express (Brasil) LTDA, UPS do Brasil Remessas Expressas LTDA e os Correios.
0
Investir em exportação pode ser uma boa alternativa para micro e pequenas empresas que ainda têm muitos países a serem conquistados, além dos que já recebem nossos produtos. A CDL Uberlândia pretende explorar este assunto no próximo ano, junto aos associados interessados neste tipo de ação.