Banco disponibiliza montante de R$ 100 milhões para financiamentos a empresas associadas à entidade
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia, Cícero Heraldo Novaes, e o superintendente regional da CAIXA, Luis Carlos Alves, assinaram na manhã desta terça-feira (12) um termo de adesão para disponibilização de crédito para empresários associados da entidade. O acordo foi firmado na esfera federal com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e agora no âmbito municipal com a CDL Uberlândia. Participaram da reunião membros da diretoria e executivos da entidade, além da imprensa regional e representantes da classe empresarial.
O convênio estabelece condições diferenciadas para contratação de linhas de credito para investimentos e também para capital de giro. O montante disponibilizado para empresas de Uberlândia é de R$ 100 milhões com taxas mais baixas para os empresários filiados à CDL. Se não for associado à entidade, o empresário será direcionado para filiação, caso contrário a linha de crédito terá índices praticados normalmente no mercado.
A CAIXA é a agência oficial de crédito do Governo Federal e responde hoje por 70% do crédito imobiliário do país, além de 23% do crédito no varejo para pessoa física e também para empresas.
Durante a assinatura do termo, o superintendente regional Luis Carlos Alves, ressaltou a importância da adesão para o desenvolvimento econômico. “Neste momento a economia brasileira começa a dar sinais de recuperação, e os números dos dois últimos trimestres já apontam isso. Para 2018 todas as expectativas mostram crescimento. Para nós, do mercado financeiro, isso já representa uma demanda por crédito. Temos um termômetro muito sensível. O empresário recolhe os investimentos quando percebe fragilidade na economia. Mas por outro lado, isso é retomado de forma fácil”, disse.
Segundo Alves, o mercado imobiliário é um importante indicador. “A gente percebe um aquecimento gradual no mercado imobiliário, tanto para pessoa física, quanto para as construtoras. Isso mostra que os agentes econômicos do mercado já começaram a se movimentar, dando sinais de retomada da economia brasileira”, afirmou.
A disponibilização de crédito pela CAIXA vai funcionar da seguinte forma:
– O empresário precisa ser associado da CDL Uberlândia;
– Basta acessar o site www.cndl.org.br/avancavarejo para fazer a adesão.
Para o presidente da CDL Uberlândia, Cícero Novaes, a assinatura é um importante passo para a retomada da economia. “Essa parceria é de suma importância para a classe empresarial associada à entidade. É um direcionamento para uma guinada econômica, para aqueles que precisam de capital de giro e para novos investimentos. A CDL é parceira da CAIXA e parceira do empresário. Se ele precisar de financiamento sozinho, as taxas são muito mais altas. Mas por meio da CDL ele tem facilidades e juros mais baixos”, afirmou.
O convênio se estende até 2018, quando o termo de adesão poderá ser renovado.
Confira o vídeo da reportagem clique neste link https://www.youtube.com/watch?v=H4kvhHynFKA&feature=youtu.be