Viagem de Michel Temer à China torna Rodrigo Maia presidente da República e em seu lugar assume o deputado maranhense
Uma reviravolta na política nacional, mas nada que não esteja previsto em lei. Com a viagem do presidente Michel Temer à China, a partir desta terça-feira (29), quem assume a presidência da república por oito dias é o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). E em seu lugar, no legislativo, quem vai ocupar a primeira cadeira é André Fufuquinha (PP-MA), segundo vice-presidente da casa. O primeiro vice-presidente, Fábio Ramalho (PMDB-MG), estará na comitiva que visitará os chineses.
Rodrigo Maia você certamente já conhece. Exerce pela quinta vez o cargo de deputado federal, desde 1999, e é o 54º presidente da Câmara. O posto foi assumido dia 14 de julho de 2016. Ele inclusive visitou Uberlândia há exatos dois meses, quando se reuniu com empresários para discutir assuntos de interesse da classe empresarial. Entre os temas, estavam a reforma trabalhista e as mudanças nas relações entre patrões e empregados.
Agora, você já ouviu falar em André Fufuquinha? É importante conhecer. Ele será o primeiro homem do legislativo brasileiro durante esses oito dias de ausência de Temer.
André Luiz Carvalho Ribeiro tem 28 anos e é deputado de primeiro mandato em Brasília. “Fufuca” ou “Fufuquinha” como é mais conhecido é o apelido do pai de André, Francisco Ribeiro Dantas Filho, o Fufuca Dantas (PMDB), que atualmente é prefeito de Alto Alegre do Pindaré (MA), município localizado a 220 km da capital maranhense São Luís.
André Fufuquinha é médico por formação, eleito deputado estadual pela primeira vez em 2011 aos 21 anos. Em 2014 passou para o legislativo federal. Era aliado do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e hoje é um aliado fiel de Temer. É autor de 119 propostas, mas até o momento nenhuma delas se transformou em lei.