Palestra da economista Simone Siquieroli foi organizada pela CDL Uberlândia para auxiliar empresas e ONGs a cadastrar projetos
Esclarecer dúvidas e auxiliar empresas a cadastrar projetos no programa “Selo Empresa Cidadã”. Esses foram os objetivos de um workshop realizado na manhã desta terça-feira (13) na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia. A palestra foi ministrada pela economista e especialista em gestão urbana e sustentabilidade Simone Siquieroli, que faz parte da comissão julgadora do Selo. A ação teve como objetivo orientar empresas privadas e do terceiro setor em relação aos requisitos exigidos para participar do projeto que tem as inscrições abertas até o dia 7 de julho pelo site empresacidada.cdludi.org.br. Empresas e ONGs inscritas e interessadas no Selo participaram do encontro.
Simone Siquieroli destacou a importância do prêmio para o município. “É um prêmio em que empresas de pequeno, médio e grande porte podem participar. É democrático. Assim como as instituições também. Às vezes a pessoa pensa que o projeto dela tem um impacto pequeno na sociedade, mas esse impacto existe. E isso que estamos buscando: a divulgação e a valorização desses projetos sociais em Uberlândia”, afirmou.
Para Edval Cantuário, presidente da Rede Nacional de Pessoas que Vivem e Convivem com HIV/Aids (RNP+), o reconhecimento de ONGs como a que ele administra são essenciais para o desenvolvimento de projetos. “Essa certificação, para uma organização da sociedade civil, é muito importante. E o workshop veio justamente para esclarecer algumas dúvidas, para que possamos fazer a inscrição corretamente. Muitas vezes o projeto é bom, mas na hora de inscrever a gente se perde um pouco”, disse.
A analista de programas sociais do Instituto Algar Camila Fioranelli ressaltou a credibilidade da CDL na gestão do Selo Empresa Cidadã. “O Instituto Algar já inscreve projetos há vários anos no Selo, e para nós é sempre admirável participar. Mesmo assim, é sempre bom reciclar e ver se tem alguma novidade no método proposto para o ano em vigor. E vir aqui, estar presente e ampliar o relacionamento é positivo”, afirmou.
Para a coordenadora do Instituto Alair Martins, Ludmila Monteiro de França, o prêmio da CDL traz muita visibilidade para a área social da cidade. “Todos os anos nós inscrevemos o projeto, tanto na visão corporativa quanto do instituto, pelo reconhecimento Excelência Cidadã. E nossa participação é sempre positiva, tanto internamente, quanto para o município e região”, disse.
O evento ainda contou com a participação dos vereadores Hélio Ferraz, o Baiano, e Roger Dantas.
Sobre o Selo
O Selo é concedido a cada dois anos e está em sua 12ª edição. Concorrem ao prêmio projetos sociais com cunho em áreas como qualidade de vida, equidade e desenvolvimento humano da comunidade, assim como da preservação do meio ambiente, em três categorias: Empresa Cidadã, Excelência Cidadã e Cidadão Benemérito.
O período de avaliação dos projetos participantes será de 8 de julho a 26 de agosto e os vencedores receberão o reconhecimento em evento social no dia 31 de outubro. Na edição anterior, em 2015, foram premiadas 15 empresas e instituições e 7 cidadãos beneméritos.
Empesas ou instituições do terceiro setor poderão inscrever mais de um projeto desde que preencham um roteiro para cada iniciativa e atenda aos requisitos básicos, que estão descritos no site do Selo. As empresas concorrerão ao Selo Empresa Cidadã e as entidades do terceiro Setor ao Selo Excelência Cidadã.
Requisitos
Para concorrer aos Selos, os participantes devem estar em dia com as obrigações fiscais e em conformidade com a legislação vigente. E atender aos requisitos que constam no decreto que instituiu o projeto. Um deles é não empregar mão-de-obra infantil, nem comprar produtos ou serviços de empresas que o façam. Outro aspecto importante é a continuidade dos projetos, assim, a empresa ou instituição precisa estar desenvolvendo o projeto há pelo menos um ano.
Durante o processo de avaliação será levado em conta o objetivo do projeto, tendo como indicador a relevância social e a prioridade para a comunidade.
Estratégias de originalidade da iniciativa e potencial de evolução do projeto, bem como execução e resultados benéficos para a comunidade também serão avaliados. Para a classificação das concorrentes ainda serão levados em conta a defesa dos direitos humanos e sociais, do trabalho, da vida e da cidadania.
Sobre o projeto Empresa Cidadã
O Projeto Empresa Cidadã visa fomentar ações e projetos sociais, incentivando e capacitando as empresas para que elas possam solucionar problemáticas sociais no município de Uberlândia e contribuir para um mundo mais sustentável.
Em 2007, o projeto Selo Empresa Cidadã ampliou as oportunidades para que instituições do Terceiro Setor e pessoas físicas também pudessem participar. O Selo Excelência Cidadã é um estímulo ao Investimento Social Público das instituições do Terceiro Setor do município e visa reconhecer os esforços da instituição na busca de um novo patamar de civilidade pautado na qualidade de vida, equidade e desenvolvimento humano da comunidade, assim como da preservação do meio ambiente.