Pesquisa do SPC Brasil e CNDL mostra que 92 milhões de consumidores vão às compras
As compras do Dia dos Namorados, celebrado no próximo dia 12 de junho, devem injetar mais de R$ 11 bilhões na economia em 2017. É o que aponta uma pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) realizada nas 27 capitais brasileiras. De acordo com o estudo, pelo menos 92 milhões de brasileiros devem ir às compras, com gastos médios de R$ 124 e pagamento à vista, preferencialmente.
Os presentes mais procurados por quem vai presentear serão as roupas (30%), perfumes, cosméticos e maquiagem (18%), calçados (11%), acessórios como cinto, óculos e bolsas (9%), flores (7%), bombons e chocolates (5%), jantares (4%) e celulares (3%).
Para definir onde comprar, o estudo demonstra que o consumidor vai levar em conta fatores como preço (56%), qualidade dos produtos ofertados (37%) e promoções e descontos (32%). Cerca de 36% pretendem fazer as compras de última hora, apenas no fim de semana que antecede o Dia dos Namorados.
Em Uberlândia, uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) mostra que 67% dos comerciantes esperam crescimento nas vendas, em comparação à mesma data do ano passado, com índices que chegam a até 10% a mais. Entre os lojistas entrevistados, 54% vão fazer promoções para atrair os clientes.
O Dia dos Namorados é a terceira melhor data do ano para o comércio no Brasil, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.