The Economist e Valor Econômico reforçam o resultado positivo na economia brasileira
Depois de dois anos com quedas nos índices, as vendas no varejo voltaram a dar uma guinada no Brasil. Prova disso é a receita líquida conjunta de grandes grupos, que cresceu 14,8% de janeiro a março deste ano, quando comparada ao mesmo período do no passado. Os dados são do Valor Data, que analisou o balanço de nove companhias de capital aberto do setor.
Segundo reportagem publicada esta semana no jornal Valor Econômico, o grupo é composto por Pão de Açúcar, Via Varejo, Raia Drogasil, Magazine Luiza, Lojas Renner, Profarma, Hering, Restoque e Multiplan. Juntas, as empresas registraram faturamento de R$ 25,7 bilhões no trimestre. O lucro líquido passou de R$ 78,8 milhões nos três primeiros meses de 2016 para R$ 595 milhões em 2017.
O que pode ter influenciado positivamente a volta do poder de compra do consumidor e, consequentemente, os resultados apontados, é o saque das contas inativas do FGTS, que já injetou R$ 16,6 bilhões na economia para mais de 10 milhões de trabalhadores, com retirada média de R$ 1,6 mil por pessoa.
A CDL Uberlândia enxerga essa expansão como algo positivo para a economia, tanto para o mercado quanto para os consumidores. O estudo foi feito com grandes varejistas, mas certamente estes números também alcançam os pequenos e médios. Assim, a economia se estabiliza e o cidadão passa a ter dinheiro extra para suprir os gastos essenciais e os considerados supérfluos.
Segundo apontado na revista The Economist, de Londres, em edição de março deste ano, a “economia global desfruta de uma recuperação sincronizada”. E a publicação reforça que o Brasil terá contribuição no crescimento mundial em 2017.
Traçando um paralelo ao que foi previsto pelos ingleses há dois meses e ao que foi publicado no Valor Econômico esta semana, é possível perceber que o Brasil, aos poucos, começa a incrementar o PIB e deixa a retração para trás. Foram oito meses malévolos economicamente. Mas agora o cenário dá um ar de novos tempos para o país, o que evolui o consumo e a expectativa de todos.