Encontro reuniu empresários, contadores e representantes de entidades de classe nesta terça-feira (9) na prefeitura
Autoridades, contabilistas e empresários se reuniram nesta terça-feira (9) com o prefeito Odelmo Leão para o lançamento oficial da campanha para reforçar o prazo de entrega da declaração do Valor Adicionado Fiscal (VAF) para 2017, com exercício base 2016. A CDL Uberlândia atendeu o convite feito pelo executivo municipal e esteve presente no encontro, realizado no Centro Administrativo.
O objetivo do prefeito Odelmo Leão foi reforçar a importância do VAF para o município, já que a apuração do valor adicionado é o critério estabelecido para calcular o percentual de participação de cada cidade na parcela de 25% do ICMS. Essa parcela é destinada às prefeituras e é calculada de acordo com a movimentação econômica da indústria, comércio e prestadores de serviços.
“Queremos fortalecer a parceria existente entre a Receita Estadual, os contabilistas e os empresários para assegurar o acesso de maiores recursos financeiros ao município”, ressaltou Odelmo em discurso feito durante a reunião.
Em Uberlândia cerca de 10 mil empresas devem declarar o VAF em 2017, com prazo até 31 de maio. A partir desse número, a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG) apura o índice de participação de cada município na distribuição do ICMS. No ano passado, R$ 422 milhões foram transferidos para Uberlândia.