A menos de uma semana para a Páscoa, o comércio em Uberlândia aposta nas compras de última hora e nas promoções para aquecer as vendas. É o que apontam associados da CDL que estão trabalhando desde segunda-feira (10) com reforço na mão de obra. As empresas que oferecem produtos específicos, como os ovos de colher, tortas doces e chocolate gourmet, são as que mais têm procurado diversificar as estratégias nesta última semana que antecede o feriado da Páscoa. Já os supermercados trabalham com um estoque menor em relação ao ano passado.
“Estamos pensando a partir de quarta-feira intensificar o foco nas encomendas para o almoço de domingo de Páscoa, dando prioridade para as tortas que são o nosso carro-chefe”, diz a proprietária da Le Café com Chocolá, Ivana Lima Afonso. Segundo aponta, a ideia é utilizar as redes sociais para divulgar os produtos e registrar novas encomendas. “Tem muita gente fazendo ovos de chocolate, a concorrência aumentou. Por isso, as tortas podem dar mais margem de lucro”, diz Ivana, ressaltando que são mais 50 sabores.
A Brigagom também aposta nos meios digitais para alavancar as vendas nesta semana. O envio de email marketing foi uma das estratégias para registrar novos pedidos. Segundo a proprietária, Mariana Gomes de Castro, este ano a procura na reta final foi atípica, principalmente por produtos com menor valor. “Acredito que muito consumidor estava fazendo pesquisa de preços para tomar a decisão de comprar”, diz a empresária, que aumentou a mão de obra esta semana para atender as encomendas, principalmente por parte de empresas.
Nas duas lojas da UAI Cakes a mão de obra dobrou em abril por causa das encomendas. De acordo com a proprietária, Daniela Fernandes Dias, o volume de vendas está praticamente equivalente ao do ano passado, com destaque para as duas últimas semanas. Para dar conta das encomendas e ampliar a margem de vendas, a empresa investe na pronta entrega nos três últimos dias, inclusive durante o feriado da sexta-feira. “A gente tenta alcançar também aquele público que não conseguiu antecipar as compras e não fez planejamento”, diz. Como o chocolate produzido é do tipo gourmet, a empresa fabrica as unidades um dia antes de entregar a encomenda.
Supermercados
Este ano, as indústrias forneceram menos produtos aos varejistas para evitar as tradicionais trocas de produtos ao final da Páscoa. Muitas marcas já avisaram que não farão a troca de ovos por outras linhas de chocolate. Com isso, os supermercados estão investindo em ofertas para esvaziar as prateleiras até domingo. “A Páscoa deste ano está mais enxuta. Nos outros anos tinha oferta demais e acabava sobrando produtos. Desta vez a indústria forneceu menos, então a expectativa é de não sobrar nada”, diz o diretor geral do D’Ville, Leandro Carrijo. O supermercado está oferecendo 50% de desconto na compra da segunda unidade de determinadas marcas.
O aumento da procura por produtos artesanais também influenciou no comportamento dos supermercados. “A concorrência aumentou bastante. E como agora a maioria das marcas não vai trocar produtos, a gente optou por comprar menos produtos”, diz a responsável pelo departamento financeiro do Supermercado Econômico, Ana Patrícia. Ela conta que as caixas de bombons se tornaram uma opção até mais atrativa por causa do preço. “Estamos vendendo mais caixas de bombons do que os ovos maiores”, diz Ana Patrícia.