O SPC Brasil oferece agora duas novas soluções aos associados da CDL para incrementar a consulta de pessoa física, e que buscam tornar os processos de análise e oferecimento de crédito ainda mais detalhados.
Muitas vezes, o consumidor não está com o nome negativado, mas, com o aumento das despesas mensais, a probabilidade de se tornar inadimplente também cresce.
Esse risco pode ser medido com a informação adicional de Gasto Estimado. Com essa nova modalidade de análise é possível que o lojista obtenha uma estimativa mensal dos gastos que o consumidor tem com energia elétrica, água, gás, moradia, educação, entre outros. Assim, conceder crédito a quem já está com grande parte do orçamento comprometido pode representar um risco ainda maior.
Em 2016, segundo pesquisas do SPC Brasil e da CNDL, 65% dos brasileiros atrasaram alguma conta e tiveram o nome negativado.
Outra novidade é o Índice de Relacionamento de Mercado, que é calculado a partir de dados como frequência de consulta, frequência na busca por crédito, hábitos de pagamento, entre outros comportamentos do consumidor com o mercado em níveis alto, médio e baixo. Muitas consultas em pouco tempo, por exemplo, podem indicar fraude ou restrições na concessão de crédito. Com isso, pode-se conhecer o comportamento do cliente, tais como hábitos de pagamento, pendências financeiras, lojas preferidas.
Essas novas informações para consultas ressaltam a importância de conhecer o perfil do cliente e suas características de consumo.